Conhecimento internacional sem sair de casa

Um parceria firmada em 2015 entre o Grupo Tiradentes – um dos maiores grupos estudantis do Nordeste e que está presente em cinco estados da região – com a University Massachussets Boston (EUA) tem aberto portas lá fora e conhecimento a alunos de Pernambuco. São palestras, cursos, aulas e programas disponibilizados a alunos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), no Recife, e da Faculdade Tiradentes (Fits), em Piedade.

Além de trocarem experiências com especialistas e estudantes de outros países, eles também buscam conteúdo para pesquisas, desenvolvimento de protótipos ou até mesmo embasar seus trabalhos de conclusão de cursos e conhecimentos para atividades de extensão e atendimento à comunidade

Geovani Santana estuda engenharia e tenta conciliar estágio a faculdade e as aulas em universidade do México

Troca de informações

Todo o conteúdo é viabilizado por meio do Instituto Tiradentes, que está completando três anos e que tem como finalidade desenvolver pesquisas, incentivar e planejar intercâmbio, além de gerar a mobilidade estudantil com experiência internacional e multicultural sem, muitas vezes, precisar sair daqui do Estado. “Nós temos alunos de instituições de ensino do grupo, de outros países, que já vieram para cá e daqui que foram estudar fora ou estão tendo aulas, por exemplo, a distância, remotamente”, adianta Renata Costa, coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE.

Ela informa que são conteúdos complementares aos que os alunos já recebem nas suas unidades de ensino de origem. “Além do conteúdo técnico, os estudante também aprendem nova língua e aspectos culturais”, adianta. Além da Região Metropolitana do Recife, as duas instituições de ensino também recebem estudantes vindos do interior e ainda de outros Estados, interessados em ingressar no ensino superior ou realizar especializações.

Ivy Gonçalves cursa Medicina e está tendo aula de italiano.

Ano que vem vai passar um mês de vivência prática na Itália

Parceiros internacionais

Segundo Renata Costa, essas ações ganham reforço com parceiros de renome internacional como o MIT Brazil, o Cambridge Health Alliance, a Lesley University, o Consulado do Brasil em Boston, entre outros, cumprindo sua missão de expandir horizontes. “A intenção é oferecer aos estudantes vivências internacionais motivadoras e formadoras de profissionais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado”, ressalta.

Mudança de planos: estágio na Itália é adiado para ano que vem

Enquanto não é possível viajar, aluna de Medicina na Fits já está se preparando e fazendo aulas de italiano. Lá, quer aprender mais sobre saúde, vivenciar situações práticas e agregar novos conhecimentos

A pandemia mexeu muita coisa. Mudou rotina e alterou planos futuros. Como o da estudante de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), Ivy Gonçalves, que precisou adiar, para março do ano que vem, o estágio de um mês na Itália.

*Via Assessoria