Alunos de Medicina da Fits criam projeto para atender público LGBTQIA+

Além de consultas, são feitos testes rápidos e orientações, em ambulatório de Jaboatão dos Guararapes. Atendimento é feito em conjunto com outros profissionais e estudos de casos são debatidos em tutorias da instituição de ensino

Buscar atendimento, orientação e cuidados com a saúde acabam, muitas vezes, sendo barreira para o público LGBTQIA+. Seja por receio de haver mais rejeição, preconceito ou desconhecimento de onde buscar os serviços. Como isso, acabam ocorrendo automedicação, identificação de doenças sexualmente transmissíveis, tratamentos inadequados ou tardios. Sem falar dos aspectos psicológicos, emocionais e sociais, que também envolvem essas pessoas.

Foi quando um grupo de alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) – que integra o Grupo Tiradentes – visitou o Ambulatório LGBT, em Jaboatão dos Guararapes, e decidiu abraçar essa causa. Na unidade, implantada pelo município, em agosto do ano passado, são feitas consultas, testes rápidos como os HIV/Aids e orientações gratuitamente. É considerado um dos poucos locais no Estado que oferecem serviços voltados ao público LGBTQIA+.

O atendimento é realizado em conjunto com os demais profissionais do Ambulatório. Quando há necessidade de um tratamento específico, o paciente é encaminhado a uma unidade de referência. Os estudos de casos também são levados para serem discutidos em tutorias da Fits, com demais colegas do curso e professores, com sigilo da identidade da pessoa em questão.

Imagem de Arquivo

Frentes de trabalho

Mais que realizar o atendimento, os estudantes – que integram a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade Tiradentes (Lasec-Fits) – querem ir mais longe. O grupo desenvolveu um projeto de extensão – que precisou dar uma pausa nesse período de maior restrição – com três frentes. Uma delas é divulgar nas unidades de saúde do município a existência do ambulatório e o que é feito lá para a população tomar conhecimento.

Outra ação é a sensibilização, com rodas de conversa, dos profissionais que atuam no local para entenderem melhor as necessidades e promover a abordagem mais adequada e humanizada a essas pessoas. Mais: continuar levando as experiências práticas para dentro da instituição de ensino para ajudar a preparar, ainda mais, os futuros profissionais da Fits, quanto à saúde do público LGBTQIA+. “Queremos agregar mais saúde e orientação à coletividade”, ressalta Diego Reis, um dos integrantes da Liga Acadêmica da Fits.

#Serviço:

O Ambulatório LGBT Jaboatão fica na Rua Domingos Sávio, 119. Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Informações: (81) 99937.3535 ou popnegralgbtjaboatao@gmail.com

*Via Assessoria