As inscrições para as Masterclasses já podem ser feitas através do site do festival.
Um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, o XXIII FESTIVAL VIRTUOSI, capitaneado pela produtora e pianista Ana Lúcia Altino ganhou versão virtual, no Youtube, Facebook e Instagram do festival. Com data de início marcada para o dia 16 de março, o festival terá uma série de Masterclasses, completamente gratuitas, entre os dias 22 e 26 de março, com a presença de instrumentistas renomados mundialmente. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do festival.
Os participantes selecionados deverão escolher uma obra para executar e receberão mentoria e certificados por sua participação. As masterclasses também estarão abertas aos interessados em participar como ouvintes.
A programação de aulas conta alguns dos principais nomes da música clássica mundial, entre eles, Isaac Duarte, Jonathan Crow, Rafaell Altino, Leonardo Altino e Catalin Rotaru. Os encontros acontecem via plataforma Zoom.
Na segunda-feira (22/03), das 11h às 12:30h, oboísta, co-solista e corne inglês da Orquestra da Tonhalle de Zurique (Suíça), Isaac Duarte abre a programação das Masterclasses. Natural de Olinda (PE), Isaac atuou como solista sob a batuta de vários regentes como David Zinman, Marek Janowsky, Claus Peter Flor e Lanfranco Marceletti. O trabalho com estudantes e jovens músicos ocupa um lugar importante em sua vida, tendo participado do corpo docente de festivais importantes à exemplo do “Festival de Inverno de Campos do Jordão” (SP), “Music Alps Orchestra Festival“ (Coréia do Sul), “Festival Instrumenta” (México) e diversos outros.
Na terça (23/03), das 09h às 10:30h, o público terá a oportunidade de aprender e apreciar uma aula com o violinista Jonathan Crow. Nascido em Prince George (British-Columbia), Jonathan recebeu seu Bacharelado em Música em Performance Honors pela McGill University em 1998, quando se juntou à Orquestra Sinfônica de Montreal como Segundo Violino Associado Principal. Mestre de concertos da Orquestra Sinfônica de Montreal, tornou-se o mais jovem maestro de uma grande orquestra norte-americana. Ávido músico de câmara, Jonathan se apresentou como solista com a maioria das principais orquestras canadenses, incluindo as Orquestras Sinfônicas de Montreal, Toronto e Vancouver, National Arts Centre e Calgary Philharmonic Orchestras e diversas outras.
Na quarta-feira (24/03) é a vez do violista Rafaell Altino se apresentar e ensinar com a sua rica trajetória, ao público. Violista principal da Sinfônica de Odense, Dinamarca, Rafael começou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Rafael Garcia, aos 9 anos. Aos 17, mudou-se para os Estados Unidos onde recebeu os diplomas de Bacharel pelo NEC, Boston e Mestre pela Juilliard School. Participa em festivais internacionais e concertos, em vários países tais como Brasil, França, Grécia, Japão, Noruega, Espanha, Suécia, Taiwan e Estados Unidos. O músico também ensina nas Academias de Música Carl Nielsen, Odense e Malmö, Suécia. Das 11:30h às 12:30h.
Na quinta-feira (25/03), o músico Leonardo Altino (Cello) apresenta para os participantes uma super aula, das 13h às 14:30h. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá, entre outras. Apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College e gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre e o CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park Altino.
Na sexta-feira (26/03), das 13h às 14:30h, a troca é com o contrabaixista Catalin Rotaru. Catalin ingressou na School of Music at Arizona State University, onde hoje é Professor de Contrabaixo. Muito procurado como intérprete e clínico em todo o mundo, é graduado pela National University of Music de Bucareste, Romênia e possui mestrado em performance musical pela University of Illinois at Urbana-Champaign. O músico também atuou como baixo principal associado na Orquestra da Rádio Nacional Romena, baixo principal na Orquestra Filarmônica de Sibiu, Orquestra de Câmara Virtuosi de Bucareste e diversas outras. Em 2017, teve a grande honra de gravar um CD histórico de estreia mundial intitulado “The Lord of the Basses – Bottesini’s Testore” tocando no contrabaixo de Bottesini feito por Testore em 1716.
O Festival Virtuosi estreia o seu formato digital com uma maratona de apresentações de concertos gratuitos, dos principais nomes da música erudita mundial até o dia 28 de março. Doze concertos inéditos serão exibidos para os amantes da música clássica apreciarem de casa. Além disso, o festival também traz seis Palestras e o Virtuosi Diálogos Virtuais, para aqueles que desejam conhecer mais sobre um dos gêneros musicais mais antigos do mundo. A abertura será com o bailarino Thiago Soares, um dos grandes destaques do evento.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira (22/03)
Isaac Duarte
Das 11h às 12:30h
Terça-feira (23/03)
Jonathan Crow
Das 09:h às 10:30h
Quarta-feira (24/03)
Rafaell Altino
Das 11:30h às 12:30h
Quinta-feira (25/03)
Leonardo Altino
Das 13h às 14:30h
Sexta-feira (26/03)
Catalin Rotaru
Das 13h às 14:30h
SERVIÇO:
MASTERCLASSES XXIII FESTIVAL VIRTUOSI
De 22 e 26 de março
Gratuito
Inscrições abertas no site: www.virtuosi.com.br
Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife
Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife
Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau
Produção: CODA
Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Informações: 3203 6023
*Via Assessoria