NOVO CINE PE DIVULGA PREMIADOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Diretoria do festival planeja evento presencial para entrega dos Calungas de Prata em março de 2021.

O NOVO CINE PE vai anunciar os vencedores desta que foi uma edição marcada pelo ineditismo. Na primeira edição feita totalmente de forma virtual, o Festival Audiovisual não terá seu tradicional evento de entrega dos Calungas de Prata. Com a pandemia ainda em situação de gravidade no Brasil, os vencedores das categorias das mostras competitivas serão conhecidos nesta sexta-feira (18), através das redes sociais do festival. Porém, a direção do CINE PE estuda fazer um evento presencial no dia 13 de março de 2021, caso o cenário de saúde pública seja favorável, para entregar os troféus pessoalmente aos vencedores das mostras competitivas. A ideia é que na ocasião ocorra também a pré-estreia nacional de um longa brasileiro.

Os 31 filmes selecionados para a 24ª edição do CINE PE passaram pelo crivo dos 11 jurados selecionados para a comissão julgadora. São eles: Adriano Portela (PE), Sérgio Rezende (RJ), Kalyne Almeida (PB), Sandra Ribeiro (PE), Bianca de Felippes (RJ), Ilona Wirth (BA), Vitor Burigo (SC), Cacá Soares (PE), Paula Barreto (RJ), Beto Rodrigues (RS) e Paulo Mendonça (RJ). As 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens são: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais e Pernambucanos foram julgados em dez categorias: Melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz.

Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. O júri composto por jornalistas especializados em cinema escolheu o melhor curta da Mostra Nacional em competição que irá receber o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil. Já os Os críticos Júlio Bezerra (MS), Marco Tomazzoni (SP) e  Maria Caú (RJ) foram os responsáveis por eleger o melhor filme de cada uma das três categorias no prêmio Júri da Crítica.

A votação do Júri Popular segue aberta até a próxima quinta-feira, 17 de dezembro, no aplicativo oficial do festival ou através do site https://inscricao.festivalcinepe.com.br/votopopular/.

Foto: Felipe Maior

*Via Assessoria