Setembro: Mês do Alzheimer – Previna-se sem remédios!

Rede de escolas do Método SUPERA apoia campanha de conscientização do Mês do Alzheimer e salienta a importância da ginástica para o cérebro como fator de prevenção

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. O Método SUPERA, enquanto maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina, apoia a causa e busca disseminar informações acerca da importância dos exercícios cognitivos como fator de proteção e prevenção dos primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas possuam algum tipo de demência no mundo. Dentre esses casos, 70% são causados pela doença de Alzheimer. No Brasil, o número tende a triplicar até 2050 e os casos devem chegar a 152 milhões em toda a população mundial.

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência e caracteriza-se pela perda ou redução progressiva das principais capacidades cognitivas, como atenção, memória, percepção, raciocínio e linguagem. Mesmo com os avanços da Medicina e as constantes pesquisas acerca do assunto, a doença de Alzheimer ainda não possui uma cura. Porém, com a prática de exercícios cognitivos, é possível postergar o aparecimento dos sintomas.

A ginástica cerebral consiste em tirar o cérebro da zona de conforto, com atividades novas, variadas e com grau de desafio crescente, fundamentadas no conceito da neuroplasticidade – já comprovado pela neurociência – ou seja, a capacidade do cérebro se desenvolver de acordo com estímulos. “Melhor desempenho atrasará o declínio e, consequentemente, o início dos sintomas. Então, podemos dizer que a ginástica cerebral melhora o desempenho cognitivo de forma sustentada e pode funcionar como uma ‘neuroproteção’, contribuindo para a melhora da qualidade de vida”, explica Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA.

No Brasil, as mais de 400 escolas de ginástica para o cérebro da marca oferecem uma aula gratuita (presencial ou online, dependendo da localidade) para quem quiser conhecer mais sobre a prática.  A metodologia é composta por ferramentas como o ábaco – calculadora oriental-, jogos online e de tabuleiro, apostilas com exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e neuróbicas. O Supera possui unidade em Olinda, localizada no bairro de Casa Caiada.

SERVIÇO
Método Supera Olinda
Onde: Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 1487, Casa Caiada – Olinda
Contato: 99812-6767 (Agende uma aula gratuita de ginástica para o cérebro)

*Via Assessoria