Iniciativa para capacitação gratuita e empoderamento feminino por meio do marketing digital é realizado pela Le Fil em parceria com o Sebrae, Porto Digital, Softex e o Grupo Mulheres do Brasil
O cenário do empreendedorismo feminino antes da pandemia já era desafiador. De acordo com dados do Sebrae, 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil. Com a pandemia, o que já era difícil se agravou, pois, a maioria empreendia em setores afetados pela pandemia e/ou tinha negócios com perfil offline. Apenas 8% dos investimentos financeiros são destinados ao empreendedorismo das mulheres e, mesmo assim, elas já superaram os homens em abertura de empresas. Muitas mulheres estão vulneráveis a situações de risco e são ameaçadas diariamente pela violência doméstica por não terem remuneração. E o empreender é um caminho. Para apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento através do marketing digital, a Le Fil, empresa especializada em marketing focado no cliente, promove a quarta edição do Projeto Mulheres Digitais.
O objetivo é selecionar empreendedoras que tenham interesse em digitalizar os seus negócios. Para participar é preciso ser mulher e ter o negócio formalizado como MEI, micro ou pequena empresa. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro no https://bit.ly/lefilmulheresdigitais. O resultado da seleção será divulgado no mesmo site em outubro.
O Projeto Mulheres Digitais é composto por cinco horas de capacitação, sendo quatro de aulas e um de mentoria. Tudo totalmente gratuito. As empreendedoras assistem aulas online e recebem orientação para aplicar os conhecimentos em seus empreendimentos. As mentorias são personalizadas e individuais. Todo o processo é realizado por profissionais da Le Fil. Os resultados são mensurados a partir da aplicação de estratégias definidas a curto, médio e longo prazo.
Segundo Socorro Macedo, diretora de negócios da empresa promotora da iniciativa, a expectativa é que as empreendedoras que participam do Mulheres Digitais alcancem resultados semelhantes ou até melhores que os de outra iniciativa semelhante que a Le Fil realizou durante a pandemia com 30 pequenas empresas situadas no Recife. “Cerca de 71% aumentaram a atração de clientes e 42% aumentaram faturamento”, explicou.
Cássia Fajardo, da Quantica Health and Wellness (@quanticahealthandwelless), é uma brasileira radicada em Nova Iorque (EUA) que participou do Mulheres Digitais. Ela conta que o projeto vem ajudando a transformar a vida de muitas mulheres como ela. “Foi ensinado o uso efetivo das principais plataformas digitais mas, além disso, elas ajudaram a entender de que forma eu poderia melhorar a minha presença e o entendimento que as pessoas têm sobre o meu trabalho quando entram no meu perfil. Também ensinaram como eu posso comunicar melhor para o público o diferencial do meu trabalho e ter uma chance maior de reverter essa pessoa em um cliente em potencial”, comentou.
Quem também já está colhendo os frutos dos conhecimentos adquiridos é Luana Dantas de Bem, gerente geral da Erva Doce Design Floral (@ervadocedesignfloral), que está no mercado desde 2015 e atende os clientes de forma presencial ou via delivery. “Todo o aprendizado abriu um universo bacana de possibilidades na minha mente, trazendo mais leveza e direcionamento na aplicabilidade dos recursos digitais, que se tornaram ainda mais essenciais no momento delicado que estamos vivenciando. Depois de participar do projeto, organizei melhor minha rotina, pois tive maior clareza nos próximos passos e ganhei motivação para seguir aprimorando”, conta Luana.
Outra beneficiada foi a pequena empresária Luciana Beatriz Saji, radicada em Miami (EUA). “Acredito que estar em constante aprendizado é fundamental para meu crescimento pessoal e do meu negócio. A Le Fil, com o Projeto Mulheres Digitais, proporcionou-me novos conhecimentos e me provocou a colocar em prática de forma imediata algumas mudanças na Soul do Brasil (@soul_do_brasil), minha agência de viagens. Sou muito grata por ter sido selecionada e pelas informações e orientações relevantes que ensinaram”, declarou.
Até o momento, 40 brasileiras já participaram do projeto. Destas, 10 moram em países como Portugal, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. Elas atuam em áreas como advocacia, gestão, saúde integrativa, fisioterapia, vendas, qualidade, moda, estética, gastronomia, artesanato e fotografia.
O Projeto Mulheres Digitais faz parte da parceria que a Le Fil mantém com o Sebrae, Porto Digital, Softex e com o Grupo Mulheres do Brasil. Também está entre as suas ações como signatária da ONU Mulher. “Adotamos os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) das Nações Unidas como parte de nosso compromisso de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade”, comenta Socorro.
A meta da Le Fil, que é capitaneada por três mulheres, é ajudar 100 empreendedoras até o final de 2020. Saiba mais sobre o Projeto Mulheres Digitais em https://bit.ly/lefilmulheresdigitais.
*Via Assessoria