Brain food: alimente sua memória na quarentena

Conheça os alimentos que ajudam a manter a memória e o bom funcionamento cerebral

Além do corpo, você tem alimentado sua memória nos dias de isolamento social? Alguns nutrientes e substâncias presentes em alimentos específicos podem ajudar a garantir mais foco, concentração, longevidade e saúde em qualquer fase da vida.  Incluí-los na dieta é uma escolha certeira, principalmente nos dias em que as pessoas se sentem mais ansiosas e estressadas. “Os sintomas de ansiedade podem prejudicar o desempenho da atenção e da memória, uma vez que ficamos desconcentrados por pensar em várias informações simultaneamente ou por não concluir adequadamente uma tarefa iniciada”, diz Thaís Bento Lima, gerontóloga do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro, que possui unidade em Olinda, Casa Caiada.

Vamos conhecer esses nutrientes?

  • Cafeína: A ação dessa substância está voltada para a melhora da concentração, do raciocínio lógico e memória. Além disso, reduz a sensação de cansaço e dá energia ao corpo, aumentando a liberação de neurotransmissores e combatendo o envelhecimento de células.
    Onde encontrar? Cacau, chá verde e chá mate, café e bebidas energéticas.

  • Ômega 3: Alimentos ricos dessas substâncias são essenciais para o bom funcionamento e fortalecimento do cérebro, favorecendo a memória e melhorando a capacidade de aprendizagem. É responsável pela formação de membranas celulares, atuando nas funções cerebrais e na prevenção de doenças neurodegenerativa, como o Alzheimer, por exemplo.
    Onde encontrar? Peixes como o atum, salmão, sardinha, truta; castanha do Pará, nozes, chia e linhaça, abacate, soja.

  • Colina: Esse nutriente é fundamental para as funções cerebrais, uma vez que é precursor de neurotransmissores essenciais para a memória e o aprendizado.

Onde encontrar? Ovos, salmão, levedura, quinoa, amêndoas, couve-flor, brócolis, linhaça.

  • Cúrcuma: Tempero com alto teor de curcumina, substância capaz de promover a neurogênese e desenvolver a memória.

Onde encontrar? A cúrcuma ou açafrão-da-terra é um ótimo condimento, ideal para ser utilizado em temperos.

  • Fisetina: Composto orgânico que estimula a formação de conexões neuronais novas e induz o amadurecimento das células que potencializam a formação de memória por longo prazo. Permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro ao estabelecer ligações mais fortes entre os neurônios.
    Onde encontrar? Morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã, espinafre e na cebola.

  • Vitamina E: O consumo de alimentos ricos em vitamina E serve como proteção contra o declínio da memória entre idosos. A longo prazo, sabe-se que a ausência dessa vitamina na corrente sanguínea tem se associado com o desenvolvimento de doenças neurológicas, como Alzheimer.
    Onde encontrar? Alimentos oleaginosos, como óleo de cártamo, óleo de girassol, avelã seca e torrada e amendoim.

SERVIÇO
Método Supera Olinda
Onde: Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 1487, Casa Caiada – Olinda
Contato: 99812-6767 (Agende uma aula gratuita de ginástica para o cérebro)  

 

*Via Assessoria