Sabão ou sabonete: qual o mais eficiente contra o coronavírus?

Os sabões e os sabonetes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras. Em tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que a medida de prevenção mais indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é lavar as mãos corretamente, você pode estar se perguntando qual dos dois produtos deve levar para casa? A diferença não está apenas no preço. Eles possuem características químicas diferentes. Quais são essas? Qual deles protege mais?

A coordenadora química do grupo Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Cristina Campos,responsável pelo desenvolvimento das linhas de sabonete Even, Even Pro e Pariggi,explica que o sabão é um produto mais alcalino, utilizado em limpezas ‘pesadas ‘mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais compatível, suave, especialmente desenvolvido e destinado a uso de higiene pessoal, sem agredir e causar danos à pele. As matérias-primas utilizadas para a fabricação do sabonete são mais nobres e os ingredientes adicionados a sua composição são de grau cosmético.

Sobre o tipo ideal, a resposta é simples: todos cumprem bem o papel na prevenção ao Covid-19. Tanto o sabão quanto o sabonete possuem substâncias que quebram a gordura e conseguem destruir o envelope viral (parte externa do vírus, composta justamente por gordura), matando esses organismos. “O sabão ou sabonetes são emulsificantes, ou seja, eles removem a gordura e matam o vírus. Os produtos agem na camada proteica de proteção dos microrganismos e são agentes importantes na limpeza”, detalha Cristina.

A diferença entre eles, no entanto, está apenas nos aditivos. Os dois são produzidos com as mesmas matérias-primas, porém, possuem quantidade diferente de cada um desses reagentes. Para a fabricação do sabonete, é utilizada uma carga menor de alcalinidade, consequentemente, evita o ressecamento da pele,seja das mãos, do rosto ou do corpo após o uso. Sua formulação é desenvolvida para proteger, hidratar e cuidar da pele, especialmente as mais sensíveis.

Dicas

Lavar as mãos da forma correta com água e sabonete é bastante eficaz na prevenção da contaminação pelo coronavírus (Covid-19). Confira abaixo alguns passos para higienizar bem as mãos e prevenir doenças:

1- A lavagem correta das mãos deve durar pelo menos 20 segundos. Escolha um sabonete com uma fragrância que você gosta e comece com movimentos circulares dos dedos de uma mão na palma da outra. Em seguida, capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;

2- Para não deixar sua pele seca e áspera, lave as mãos com um produto que combina limpeza com hidratação, como o sabonete Even Pro antibacteriano vitamina E que elimina 99,9% das bactérias testadas. Sua fórmula ajuda a manter a pele saudável, protegida e com sensação hidratante.

3- Por fim, seque bem as mãos com uma toalha limpa. Se possível, mantenha uma pilha de toalhas de mão no banheiro e lave-as com frequência. Assim, elas estarão sempre cheirosas, macias e fofinhas, prolongando os cuidados com você e sua pele.

*Via Assessoria