Peça aborda liberdade e aprisionamento na vida da mulher no mês que celebra o Dia Internacional das Mulheres

Março, mês no qual celebramos o Dia Internacional da Mulher, chega com espaço para reflexão, poesia e sensibilidade. O espetáculo “Ainda escrevo para elas”, monólogo de Natali Assunção, sob direção de Hilda Torres e Analice Croccia, se apresenta no Teatro Hermilo Borba Filho (Rua Cais do Apolo, 142, Recife Antigo), nas quintas e sextas de março, às 20h, com um olhar delicado sobre o cotidiano feminino, suas liberdades e opressões diárias.

É sobre liberdade e aprisionamento. É sobre escuta e também sobre fala. É sobre espelhar-se na outra e dar as mãos. É sobre sentir, expandir, fluir. É sobre voar, abraçar, chorar, queimar e renascer. É sobre sentir. É sobre ser.

O espetáculo intercala relatos de 11 mulheres de realidades sócio econômica culturais distintas acerca do tema liberdade e aprisionamento no cotidiano feminino. No decorrer da narrativa, essas 11 vozes se misturam às vivências da própria atriz pesquisadora no processo deste trabalho e ainda a uma personagem ficcional baseada nas páginas do escritor Mia Couto. O resultado é um jogo entre o entrelace dessas vivências que não apenas se refletem, mas também contam ciclicamente um conto da vida de muitas outras mulheres.

“Ainda escrevo para elas” integra o projeto “Narrativas de uma memória em chamas”, idealizado por Natali Assunção, que trata sobre liberdade e aprisionamento no cotidiano feminino mergulhando na linguagem documental passando pela literatura, por um ensaio fotográfico, um filme e deságua neste monólogo que fricciona os relatos a um texto ficcional de Mia Couto.

11 mulheres de diferentes realidades sócio-econômico culturais trouxeram suas vivências. A partir daí, Natali Assunção e a fotógrafa Thaís Salomão (@ths.salomao) levaram essas provocações e estímulos à pele por meio do ensaio fotográfico “Espelhos” cuja primeira exposição aconteceu em janeiro de 2019 no Sebo Casa Azul e a segunda, em outubro do mesmo ano, ocupou o Sinspire. Em seguida, Natali, a Assunção, e a montadora Nataly, a Barreto, estruturaram o longa “Narrativas” que traz as 11 mulheres em primeira pessoa. Por fim, sob direção de Analice Croccia e Hilda Torres, realiza-se o monólogo “Ainda escrevo para elas” que engloba essa linha metalinguística entre o documental e o ficcional abrangendo o processo e sua culminância.

Quintas e sextas de março
20h
Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142 – Recife Antigo)
Contato: @memoria_em_chamas

*Via Assessoria