Exposição no RioMar iniciativa do projeto Coral Vivo

A mostra Recife Mar está no RioMar, onde permanecerá até dia 19 deste mês. A exposição interativa é uma iniciativa do Projeto Coral Vivo, viabilizada com o patrocínio da Petrobras, que leva ao público o mundo fascinante dos ambientes coralíneos e recifes de coral.

Com lindos painéis e diversas atividades lúdicas, a mostra vai trazer a problemática envolvida na degradação marinha e sua relação direta com o declínio dos ambientes recifais no mundo, com foco na região de Pernambuco, onde o Coral Vivo tem uma coordenação regional liderada pelo Prof. Dr. Ralf Cordeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A exposição é composta por oito módulos concentrados em duas passarelas do shopping. No primeiro, um vídeo exibe imagens dos corais e recifes. O segundo módulo é dedicado a Pernambuco e ao célebre pesquisador francês Jacques Laborel, que trabalhou no Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia, na década de 1960, e realizou um estudo extenso sobre os recifes brasileiros.

No terceiro módulo, vídeos com imagens antigas apresentam as transformações do litoral de Pernambuco com o passar do tempo. O quarto e o quinto módulos trazem a importância dos recifes, e o sexto e sétimo são dedicados às condutas e ações de conservação dos ambientes coralíneos, além de um quiz com perguntas para o visitante responder. No oitavo e último módulo, são expostas amostras biológicas de seres que vivem nos recifes de Pernambuco, além de informações sobre a importância da conservação marinha e um painel que pode ser usado para selfies e fotos dos visitantes com réplicas das espécies recifais.

“A mostra Recife Mar é uma exposição para toda a família. Jogos para crianças, telas interativas e um quiz de perguntas para adultos farão parte da programação diária do evento. A nossa ideia é promover conhecimento e informação de uma maneira divertida e bonita para que as pessoas percebam a importância do oceano para a vida na terra”, conta Ralf Cordeiro.

Quando deixar o RioMar, a mostra vai para o Museu de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, onde ficará por um ano. Nessa nova etapa, a exposição será acrescida de conteúdos exclusivos, como um módulo sobre a Década do Oceano, além de um aquário de invertebrados marinhos.

SOBRE O PROJETO – O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras, desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) e segue apoiando a iniciativa.

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Mais informações: www.coralvivo.org.br

Serviço: Exposição Recife Rio Mar
Local: RioMar Recife
Horário: Das 9h às 22h
Data: até 19 de junho
Endereço: Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife – PE, 51110-160

*Via Assessoria