Galeria Marco Zero apresenta “Seis Paisagens” com obras de Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso

Experimento curatorial desenvolvido por Guilherme Moraes reúne trabalhos que oferecem ao público a oportunidade de abrir o seu olhar para novos artistas da cena pernambucana 

Em uma iniciativa pioneira e inédita em sua trajetória, a Galeria Marco Zero tem o prazer de anunciar ‘Seis Paisagens’, com obras de Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte,  Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso.  Trata-se de um experimento curatorial desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Moraes, idealizador da Propágulo, plataforma de mapeamento e difusão artística com foco na produção artística contemporânea de Pernambuco. A abertura será no próximo dia 5 de julho (quarta-feira), às 19h.

O experimento se organiza em seis eixos: Paisagens de falência (Bruno Faria), Sinfonia do Presente (Rayana Rayo), Ecos do horizonte (Marlan Contrim), Coleta de terra, produção de dados (Ianah Maia), Saudade transplantada (Davi Alfonso). A partir da reflexão sobre as conexões entre universos distintos, a ideia é oferecer ao público a oportunidade de conferir os universos propostos por cada um desses artistas, uma possibilidade para a percepção dos pontos em que suas poéticas convergem, divergem e se amplificam”, avalia Marcelle Farias. “Agregando diferentes correntes artísticas e de pensamentos em sintonia com novos talentos, a Marco Zero vive um momento especial com uma nova geração de artistas representados que vem conquistando espaço e respeito no circuito”, assinala Eduardo Suassuna.

Leque amplo e dilatado de paisagens – “A partir do convite para esta curadoria, pude selecionar alguns desses nomes e, fui visitá-los em seus ateliês. São trabalhos realizados a partir de motivações distintas e por artistas de diferentes identidades, contextos, corpos e geografias. Nesse sentido a ideia de paisagem veio bem a calhar. Ela tanto diz respeito à paisagem sociocultural da qual cada um deles parte, como também se relaciona com o tipo de paisagem que é elaborada a partir de suas proposições artísticas. Memórias de infância, sincretismos, nostalgias, movimentos de procura de si mesmos. Um leque amplo e dilatado de paisagens se abre em cada um dos seis núcleos da mostra.”, explica.

Ainda segundo o curador, os artistas selecionados se encontram em momentos muito diferentes de suas trajetórias, o que faz com que a seleção traga uma diversidade de assuntos. “Bruno Faria traz a paisagem e suas tantas possibilidades de falência como atributo essencialmente político. Bozó Bacamarte inventa um mundo sincrético e delirante, criado a partir de uma costura muito própria de tudo o que lhe já lhe foi epifania. David Alfonso retoma o ambiente da casa em que viveu sua infância em Cuba em representações aquecidas por uma nostalgia própria de uma saudade expatriada. Em seus trabalhos, Ianah Maia incorpora a terra – elemento essencial das geografias as quais já habitou – a partir da geotinta, fato importante para o entendimento de seu trabalho. Já Marlan Cotrim vem da dança e mergulha na arte têxtil. Embora pareçam campos distintos, alguns atributos de seu processo evidenciam que sua atenção para as semelhanças entre fibras, veias, fios, raízes e horizontes, remontam ao início da sua trajetória artística, tão íntima do movimento, do gesto. Rayana Rayo vem descobrindo novas vias de autoconhecimento: em suas novas pinturas, a abstração ganha contornos de autorretrato, desabrochando em paisagens enigmáticas, ambíguas, incertas e prenhes de novas nuances que a artista vem aprendendo a compreender sobre si a partir de sua solitude.”, relata.

Sobre a Galeria Marco Zero

Fundada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Marco Zero foi concebida para ser um lugar de encontro para o qual confluem diferentes gerações e correntes artísticas. Da arte moderna à contemporânea, artistas consagrados alinham-se com talentos em ascensão, em um constante diálogo no qual o visitante é convidado não só a ser um espectador, mas também um participante do pensamento sobre arte e cultura. A partir da sensibilização do olhar, com exposições, cuidado no processo de pesquisa, atividades educativas, a galeria busca ser um ponto de fomento e convergência, colaborando na formação de novos colecionadores e públicos para as artes visuais.

Serviço:

‘Seis Paisagens’ – mostras individuais dos artistas Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte,  Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso, com curadoria de Guilherme Moraes
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Recife – PE
Visitação de 06/07 até 12/08/2023
Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb | 10h-17h
Acesso gratuito

*Via Assessoria