Sesc traz espetáculo que traz a ditadura sob a ótica dos idosos

 


“Retratos de uma lembrança interrompida” será encenado por alunos-atores idosos de 58 a 91 anos nos dias 28 e 29 de novembro e 1º de dezembro. A entrada é gratuita

Mais que fonte de informação e o papel de despertar crítico, o teatro tem exercido papel importante no resgate da cidadania e autoestima. Com foco nessa linguagem cultural, o Grupo Bela Idade, do Sesc Santa Rita, levará ao palco do teatro Marcos Camarotti o espetáculo “Retratos de uma Lembrança Interrompida”, encenado por alunos-atores idosos que descobriram no grupo a possibilidade de se expressarem, colecionarem novas memórias e voltarem a se verem como agentes sociais.

O Grupo, com atores de 58 a 91 anos, vai apresentar nesta mini-temporada, que já viajou por Pernambuco, um resgate às memórias pessoais vividas na época da ditadura no Brasil. “Foi um exercício, por vezes doloroso para eles, trazer deles as lembranças desse período de nossa história. Procuramos dar voz a eles, que são personagens reais e que, consequentemente, trazem emoções ainda mais verdadeiras”, explica a orientadora pedagógica do grupo, Emanuella de Jesus.

Período de opressão, perda de direitos, ausência de liberdade são algumas das vivências trazidas em cena por oito atores, que se revezam no palco durante 50 minutos. Em apresentação, quatro personagens que se revoltarem com a imposição do regime implantado no Brasil na década de 60 e com vigência de aproximadamente 20 anos. O espetáculo, em tour desde março deste ano, reacende o confronto deles com família, amigos, sociedade e até conflitos pessoais. São pessoas que viveram esta época de repressão não apenas pelo regime político, mas até nas suas vidas. Agora, se vêem com liberdade para falar e agir.

“Mais do que trazer à tona um tempo obscuro, o espetáculo pretende colocar em evidência a dor dos vazios causados pela ditadura, e das ausências que se fazem tão presentes hoje na vida de tantos personagens daquele período histórico”, afirma Marcos Medeiros um dos diretores deste “Retratos de uma Lembrança Interrompida”. O acesso ao espetáculo é gratuito, em todos os dias desta mini temporada, no Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. As apresentações começam às 15h, no dia 28/11, e nos dias 29/11 e 01/12, às 16h.

Bela Idade – O grupo, formado por idosos com mais de 50 anos, objetiva ir além de uma ferramenta de lazer. Os encontros semanais trazem ações formativas que incitam o pensamento crítico, a fruição artística e a formação estética de pessoas que antes não se viam, com a chegada da terceira idade, inseridas na sociedade. Com disciplina e estudo, eles são agentes de todas as etapas de construção dos espetáculos, nos dois encontros semanais que possuem. No repertório, “Vamos Falar de Amor” (direção de Emanuella de Jesus), encenado de 2012 a 2014. E o atual “Retratos de Uma Lembrança Interrompida” (direção de Anderson Damião e Marcos Medeiros). Após a apresentação desta temporada, o grupo pretende continuar com seus trabalhos com boas perspectivas para 2017.

Ficha técnica

Texto: Marcos Medeiros/Anderson Damião/ Luís Magalhães

Direção: Anderson Damião e Marcos Medeiros

Orientação Pedagógica: Emanuella de Jesus

Elenco: Cici Clessan, Elpídia Fernandes, Francisca Eurídes, Helena Santana, Lucimar Muhlert, Luís Magalhães, Maria de Socorro , Verônica Amorim.

Confecção de figurino: Ciçone Maria e Maria Madalena (Dalena)

Concepção de Luz: Anderson Damião

Operação de luz: Emanuella de Jesus

Sonoplastia: Marcos Medeiros

Operação de Som: Marcos Medeiros

Fotografia: Jonas Araújo

Produção Executiva: Núcleo de Cultura – Sesc Santa Rita

Serviço – Retratos de uma Lembrança Interrompida

Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)

Data: 28/11, às 15h

Data: 29/11 e 01/12, às 16h

Informações: 3216.1616

 

*Via assessoria