Exposição lembra 190 da morte do líder pernambucano Frei Caneca



A mostra fotográfica será aberta nesta terça-feira, no Museu da Cidade do Recife

O arcabuzamento de Frei Caneca, líder revolucionário pernambucano, completa 190 anos na próxima terça-feira (13). Para marcar a data, o Museu da Cidade do Recife, em parceria com a Universidade Católica, promove a exposição de fotografias “Um novo olhar sobre Frei Caneca” que busca retratar o revolucionário e os ideais defendidos por ele. Também serão colocadas flores no monumento à Frei Caneca, localizado diante dos muros do Forte das Cinco Pontas, onde o religioso foi assassinado, no dia 13 de janeiro de 1825. O evento começa a partir das 15h.

As 20 imagens selecionadas foram produzidas pelos alunos concluintes do curso de Tecnologia em Fotografia e buscam traduzir todas as facetas do líder que teve ativa participação nos movimentos revolucionários do século XIX – tais como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador, em 1824. “A história de Frei Caneca faz parte do imaginário afetivo do povo pernambucano. Religioso, mártir, escritor, professor e editor, Caneca evoca múltiplas imagens, sobretudo a do herói que morreu lutando por uma pátria livre”, afirma Betânia Correa, diretora do Museu da Cidade e uma das curadoras da mostra com a professora Renata Victor e a fotógrafa Germana Soares.

Uma curiosidade é que os fotógrafos buscaram retratar o Frei, mesmo sem conhecer o seu rosto.  Diz a história que Frei Caneca era ruivo, mas não existe nenhuma pintura ou imagem real da sua face. Os desenhos criadas por Murilo la Greca no centenário da sua morte, em 1924, acabaram sendo uma espécie de retrato oficial  do frade carmelita. 

VÍDEO – Além da exposição em homenagem aos 190 anos da morte de Frei Caneca, a mostra conta com uma projeção de ensaios fotográficos e curtas-metragens produzidos pelos alunos na ocasião da conclusão do curso. Os ensaios são de tema livre e os vídeos foram produzidos pela nova disciplina oferecida de Produção de Vídeo da Católica, pelo professor Leonardo Castro Gomes. Um dos documentários, produzido pela aluna Julliana Galvão, venceu a mostra de formação do Fest Cine.

Serviço:

Exposição “Um novo olhar sobre Frei Caneca”
De 13 de janeiro a 1º de março
No Museu da Cidade do Recife
Horário de visitação: terça a sábado, das 9h às 17h (a partir do dia 14 de janeiro).
Informações: 81. 3355.9558

 

*Via assessoria