Cineclube CineRua promove edição especial em apoio ao Cine Olinda

 


Ocupado desde a última sexta (30), equipamento estava fechado há mais de 50 anos; Programação conta com aula sobre cinemas de rua com Luiz Joaquim (crítico e programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco) e sessão de curtas

O Cineclube CineRua promove nesta terça-feira (11), às 19h30, uma edição especial em apoio ao Cine Olinda, equipamento cultural que estava fechado há mais de 50 anos e que está ocupado desde o dia 30 de setembro. A edição CINECLUBE CINERUA #6: CINE OLINDA conta com uma aula sobre cinemas de rua com Luiz Joaquim (crítico e programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco) e sessão de curtas-metragens.

Programação

Aula sobre cinemas de rua com Luiz Joaquim

Sessão de Curtas

BAJADO (PE, 2015, 19’), de Marcelo Pinheiro

Documentário com diversas abordagens e interpretações da vida e obra do genial pintor popular, Euclides Francisco Amâncio, que se autointitula “Bajado, um artista de Olinda” e que por muitos anos foi funcionário do Cine Olinda.

CINE GLÓRIA (PE, 1979, 18’), de Fernando Spencer e Félix filho

Inaugurado em 1926, o cinema Glória era famoso pelas suas sessões da tarde, ficava na Rua Direita, nº 127, bairro de São José. Seu maior público eram frequentadores do Mercado de São José e da Praça Dom Vital.

HOMEM DE PROJEÇÃO (PE, 1992, 8’24’’), de Kleber Mendonça Filho.

Seu Alexandre (Alexandre Moura) era o operador de projeção do Cine Art Palácio em 1991, centro do Recife. Ele nos mostra a grande sala de cinema da Rua da Palma (fechada um ano depois), e fala sobre exibir filmes.

CASA DE IMAGEM (PE, 1992, 13’39’’), de Kleber Mendonça Filho.

Documentário sobre o fim dos cinemas de bairro do Recife. Feito em U-Matic, VHS e Super-8. Projeto de conclusão do curso de jornalismo da UFPE realizado em parceria com Elissama Cantalice. Ivan Soares, a voz do ‘Vinil Verde’ é um dos entrevistados.

Serviço:

CINECLUBE CINERUA #6: CINE OLINDA

Quando: 11 de outubro | 19h30

Onde: Cine Olinda (Praça do Carmo – Olinda)

Entrada franca

https://www.facebook.com/events/1273883069311769/

 

*Via assessoria