Museu da Cidade do Recife apresenta Paisagens

 


Mostra traz fotografias de Dominique Berthé e tem entrada franca ao público

Foto: Dominique Berthé / Divulgação

 

No sábado, 16 de julho, o Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas abre suas portas para a mostra Paisagens. Composta por 22 fotografias da artista visual francesa Dominique Berthé, a exposição é baseada no livro homônimo, lançado em março deste ano no MCR, e que reúne imagens captadas no nordeste brasileiro desde o início dos anos 2000, quando a fotógrafa veio morar definitivamente no país. A mostra pode ser conferida das 9h às 17h, com entrada franca, até o dia 28 de agosto. O Museu da Cidade do Recife é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Os registros, que retratam texturas naturais, marcas da passagem do tempo no homem e na natureza, foram impressos em papel de tela de algodão em variados tamanhos e divididos em quatro ambientes: cinza de cana queimada, cana queimada inteira, cabelos e sala de projeção de imagens (serão projetadas todas as fotos do livro e mais 50 extras) com paisagem sonora – a captação de sons foi feita por Saluá Oliveira, durante as viagens de Dominique pela região.

A poeta pernambucana Maria Alice Amorim também acompanhou a fotógrafa na feitura de algumas imagens, as mais recentes, em busca de inspiração para a concepção do poema Pays Sage, que recorta todo o livro e agora estará disposto para leitura na mostra.

Com essas imagens de plantações de cana de açúcar, Paisagens dialoga com a exposição anual, Doc(e) Recife, em cartaz no Museu, e que aborda a história do município através da trajetória do açúcar e seu impacto na vida política, econômica, social e cultural da cidade.

No Museu estará disponível para venda o livro Paisagens. Com 84 páginas, ele reúne 96 fotos da artista realizadas desde seus primeiros carnavais olindenses, em 1997, até material exclusivo feito na Chapada Diamantina, em 2015, especialmente para o projeto, abrangendo também cidades como Petrolina, Recife, Ipojuca e Seridó.

A artista – Dominique Berthé (Brest, França, 1962) é uma das mais destacadas artistas visuais francesas radicadas em Pernambuco. Ela realiza trabalho escultórico, fotográfico e instalações marcados pela articulação entre o uso de materiais diferenciados (ferro, água, plástico, vidro, entre outros) e soluções construtivas (cortes, encaixes, dobras, nós) típicos de uma artesania construtiva, além do emprego de uma linguagem plástica referenciada na história da arte contemporânea.

Serviço:

Abertura da Mostra Paisagem, de Dominique Berthé

Quando: sábado (09), a partir das 9h

Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife

Período: até 28 de agosto de 2016

Horário de visitação: de terça à domingo, das 9h às 17h

Entrada franca


*Via assessoria