Dia Mundial do Museu: Conheça os museus mais inusitados do Brasil


Neste dia 18 de maio é comemorado o Dia Mundial do Museu, data instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) para chamar a atenção da sociedade e do público para a importância desses espaços. Por isso, nós trazemos, hoje, uma seleção dos museus mais inusitados do Brasil para você conhecer já! Confira.

Museu do Tubarão, Fernando de Noronha (PE): Dentro de Pernambuco, um dos museus mais diferentes é o Museu do Tubarão, no arquipélago de Fernando de Noronha. O pousadeiro Gustavo Longman, que mantém as pousadas EcoCharme na ilha e costuma oferecer excursões até o local para os hóspedes afirma que o museu atrai a atenção dos visitantes não só pelo tema inusitado e pelas belas imagens e esculturas, como também pelo restaurante que funciona no mesmo local. “Além de ser um lugar bacana para conhecer mais do modo de vida desse temido peixe, o restaurante oferece o bolinho de tubalhau, feito com mandioca e carne de tubarão, que já se tornou uma das marcas registradas de Noronha”, explica.

Museu da Invenção, São Paulo (SP): Localizado em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, o Museu da Invenção, também conhecido como “Inventolândia”, foi inaugurado em 1996. Possui um acervo de mais de 500 invenções exóticas, como um piano dobrável, pente pra careca, churrasqueira descartável, entre outros. Um ótimo lugar para os curiosos que adoram uma novidade maluca e para os criativos, que podem acabar saindo de lá cheios de ideias.

Museu do Chupa Cabra – Botucatu (SP): Também no estado de São Paulo, na cidade de Botucatu, o Museu do Chupa Cabra, idealizado pelo escultor Pedro César, conta com uma réplica do animal feita por ele, além de bichos empalhados e uma pedra que, dizem, contém saliva de DNA desconhecido. Também é climatizado com ruídos de floresta e folhas para reproduzir o ambiente que o chupa cabra gosta de estar, segundo as lendas. É o museu ideal para os corajosos que não têm medo de uma boa aventura.

Museu de Cera – Gramado (RS): O Museu de Cera Dreamland, inaugurado no fim de 2009, em Gramado, foi o primeiro a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda a América do Sul. O acervo conta com mais de 90 astros do cinema e personalidades, distribuídos em 20 cenários temáticos. Uma ótima oportunidade para quem se encanta com os famosos museus de cera dos Estados Unidos e Europa, mas nunca teve oportunidade de visitá-los.

Museu da Cachaça – Maranguape (CE): Construído no século 19, o casarão que hoje abriga o Museu da Cachaça, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, reúne a história da aguardente no Brasil em cada detalhe conservado ou nos recursos audiovisuais. No acervo, são encontrados mapas, documentos, fotos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, dentre outros. Em meio à paisagem serrana, o museu guarda curiosidades, como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros (registrado no Guinness Book) e dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda, sendo uma homenagem à participação dos escravos na saga da cana-de-açúcar.

Museu da Gastronomia Baiana – Salvador (BA): O Museu da Gastronomia Baiana (MGBA) é ligado ao complexo do Senac Pelourinho, e foi o primeiro da América Latina totalmente dedicado à gastronomia. O museu traz as histórias das comidas típicas baianas, como acarajés, vatapás e moquecas, além de referências étnicas, sociais e culturais que fazem parte da gastronomia da Bahia. Além do museu, o espaço abriga um teatro, uma arena e um restaurante.

Confira alguns cliques!

Fotos: Reprodução/Internet

*via assessoria