Pêssego: fruta da estação presente na culinária brasileira



Muito mais do que uma fruta bonita, o pêssego, uma mais consumidas na estação, possui grandes quantidades de vitaminas A, C e D, além de ser rica em sais minerais. Se isso não bastasse, o pêssego é também uma das frutas com menor valor calórico, com cerca de 35 caloria. Entre os benefícios atrelados a ele, estão as fibras que garantem o bom funcionamento do intestino e uma quantidade de vitamina B5, que combate significamente o envelhecimento da pele e a prevenção de acnes.

Bolo, tortas, pudim, gelatina, pavê, sorvete. O sabor do pêssego é tanto que consumir apenas a fruta não é o suficiente. Muito utilizado em alimentos industrializados, o pêssego surgiu na China e só chegou ao Brasil por volta de 1532, através das primeiras expedições portuguesas. Atualmente, apesar do pouco cultivo registrado no Brasil, é possível destacar a cultura do pêssego nas regiões Sul e Centro Sul do país, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

De acordo com Sofia Mota, chef e consultora do restaurante e doceria Sabor de Beijo, a fruta é um curinga tanto no preparo de diversos pratos, como na ornamentação dos mesmos. “Entre doces, salgados e saladas, o pêssego, além de proporcionar vários benefícios à saúde, é super fácil de aproveitar e poderá dar vida a receitas deliciosas”, comenta. O suflê da fruta, por exemplo, é uma receita simples e leve que dispensa uma grande quantidade de açúcar e ovos como a maioria dos suflês tradicionais e tem um sabor impressionante.

Ingredientes

Suflê:


– 1 e 1/2 colher (chá) de açúcar de confeiteiro

– 1 lata de pêssego em calda

– 2 ovos (gemas separadas da clara)

– 2 colheres (sopa) de creme de leite

– 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

– 1/2 colher (chá) de suco de limão

– 1/2 colher (chá) de fermento em pó


Para a finalização:

– açúcar cristal

– cacau em pó (opcional)