Museu da Cidade do Recife abre exposição em homenagem a Chico Science

 


A mostra reúne imagens de concluintes do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco

Se estivesse vivo, o cantor pernambucano Chico Science completaria 50 anos de idade este ano. Para relembrar esse ícone do movimento mangue e homenagear seu cinqüentenário, o Museu da Cidade do Recife recebe a Exposição Chico Science, a partir deste domingo (17), composta por fotos produzidas pelos alunos concluintes do curso de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro com entrada franca. O Museu da Cidade é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

A mostra é composta por 25 imagens que retratam o universo temático do artista, como o cotidiano das ruas e dos mangues do Recife. A mostra tem curadoria da diretora do Museu, Betânia Corrêa, e das professoras da Unicap, Renata Victor e Germana Soares. As fotografias registram elementos que estiveram presentes na estética do movimento manguebeat, como o vestuário do folguedo cavalo-marinho, o chapéu de palha, a lama, o mangue. Com impressão fine art e variação de tamanho entre 60×40 e 20×30, as fotos foram desenvolvidas na disciplina de Montagem de Portfólio e Curadoria, ministrada pela professora Germana Soares.

Chico Science – Nascido em 13 de março de 1966, Francisco de Assis França despontou no mercado musical no final dos anos 1980 como integrante das bandas Orla Orbe e Loustal. Em 1991, a partir da união com o grupo afro Lamento Negro, foi criada a Nação Zumbi que misturava diferentes ritmos como o maracatu, rock, rap, afrobeat e a música eletrônica. A NZ lançou dois discos tendo Chico Science à sua frente, Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996). O músico morreu em 2 de fevereiro de 1997 em acidente de carro em Olinda.

SERVIÇO

Exposição Chico Science

Quando: de 17 de janeiro a 28 de fevereiro
Local: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), São José
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada Gratuita

Informações: 3355.3106 / 3107

 

*Via assessoria