Frevo na etapa final do ‘PE na Pista’

 


Orquestra Arruando foi convocada para animar concentração e chegada da corrida, sábado, no Cais da Alfândega

O frevo foi a manifestação artística escolhida para representar a cultura pernambucana na quarta e última etapa do ‘PE na Pista’, circuito de corrida promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, cuja concentração está marcada para as 15h30 deste sábado (12), no Cais da Alfândega. E a Orquestra Arruando, grupo convocado para esta missão, vai levar seus 20 músicos, acompanhados de oito passistas, para animar a largada e a chegada da competição. O acesso é gratuito.


O repertório da Arruando trará grandes compositores de frevo, ritmo nomeado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Músicas de Capiba (“Madeira que cupim não rói”), Matias da Rocha/Joana Batista (“Vassourinhas”), Carlos Fernando (“Banho de cheiro”), Luiz Bandeira (“Voltei, Recife”), J. Michiles (“Me segura senão eu caio”, “Roda e avisa”) e Getúlio Cavalcanti (“Último regresso”) serão cantadas e dançadas pela orquestra e pelos atletas. Também no set-list, uma homenagem a Nelson Ferreira, um dos maiores compositores de frevo de Pernambuco, cujo aniversário de 103 anos de seu nascimento foi celebrado no último dia 9 de dezembro. De sua autoria, canções como “Frevo da Saudade” e “Evocação Nº 1”. 

Duas mil pessoas devem participar da corrida, que terá percursos de 5 km e 10 km. A etapa Recife fecha o circuito ‘PE na Pista’, que já passou por Fernando de Noronha, Garanhuns e Petrolina.

 

*Via assessoria