Memorial Luis Gonzaga traz programação especial para os 103 anos do Rei do Baião


Espaço abre excepcionalmente neste domingo, 13, para celebrar a vida e obra do ilustre músico nordestino

Foto: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR

Para festejar os 103 anos de nascimento do Rei do Baião, o Memorial Luis Gonzaga traz no domingo (13), uma programação especial em homenagem ao nascimento do maior artista do Nordeste. O espaço, que fica na Casa 35 do Pátio de São Pedro, bairro de São José, abrirá das 10h às 16h, com exibições de filmes, mostra fotográfica, apresentações de artistas e muito mais. A entrada é franca.

A Forrovioca vai recepcionar o público tocando grandes sucessos da carreira consagrada de Luis Gonzaga, como também gravações pouco conhecidas. A proposta é mostrar toda a versatilidade musical que o Rei do Baião carregava nas veias e as parcerias com nomes como Tom Jobim e Capiba, entre outros. O repertório especialmente preparado para a ocasião, conta ainda com músicas da fase “pré-rei do baião”, quando o músico ganhava a vida tocando em bares na noite carioca. É uma chance de conhecer o lado B do “Véi Lua”.

O Memorial possui um rico acervo sobre o artista e durante a data festiva estará exibidos filmes, fotografias, que ajudarão o público a acompanhar cronologicamente a vida e obra do mestre Luis. E, é claro, que apresentações de artistas também fazem parte da programação especial. Rominho do Acordeon se apresenta a partir das 12h30 para tocar sucessos conhecidos do público e conduzir uma homenagem à Luiz Gonzaga com a participação de sanfoneiros que estiverem no local.

Atividades – E as comemorações ao nascimento do “Véi Lua” seguem durante o mês de dezembro. De 14 à 18 de dezembro, das 14 às 17h, o Memorial promove a Oficina Luis Gonzaga. O objetivo é oferecer aos participantes uma reflexão sobre as matrizes musicais que influenciaram todo o trabalho do artista. As vagas são limitadas ao número de 15 participantes, que poderão se inscrever pelo telefone 3355 3155.

E tem ainda a Programação do Cine Gonzaga com a exibição de filmes e documentários que falam sobre o artista. Confira a programação da próxima semana:

14/12 – 95 anos – Globo nordeste, 10h.

15/12 – O homem que engarrafava nuvens, 10h.

16/12 – Hoje o galo sou eu – Nova América Filmes (1958). 10h

17/12 – Raízes do Fole 9, 10.

18/12 – Caminhos da Reportagem: Luiz Gonzaga – TV Brasil, 10h

Serviço:

O que: Comemoração de 103 anos do Rei do Baião no Memorial Luiz Gonzaga

Quando: domingo, dia 13 de dezembro

Horário: das 10h às 16h

Local: Memorial Luis Gonzaga, Casa 35, Pátio de São Pedro, bairro de São José

Entrada franca

 

*Via assessoria