Balé Deveras comemora 35 anos de existência com espetáculo no Teatro Apolo


Celebração contempla ainda, mesa redonda com quadrilheiros convidados no Teatro Barreto Junior

A Companhia Profissional de Danças “Deveras” completa 35 anos em 2015. E para comemorar mais um ano de existência, o grupo traz produções que marcaram a trajetória da companhia com a apresentação do espetáculo “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”. O público confere a montagem nos dias 8 e 9 de dezembro, às 19h30 no Teatro Apolo, bairro do Recife, um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

A montagem conta a história de resistência dos moradores de Brasília Teimosa, que encontram na dança alternativas para as adversidades da vida. Ainda como parte das comemorações, no dia 10 de dezembro, acontece também o Encontro com Coreógrafos de Quadrilhas Juninas onde irá se discutir o processo criativo utilizado nas montagens dos quadrilheiros. O encontro vai das 19h às 22h, no Teatro Barreto Júnior, e tem participação restrita aos profissionais de dança que atuam nas Quadrilhas, com um número limite de 25 participantes. As comemorações seguem até 2016, quando será lançado o livro, “Deveras! Um Balé Popular”, escrito pela jornalista Christiane Galdino.

História – O Balé Deveras foi fundado em 1980 pela folclorista Cleonice Veras, no bairro de Brasília Teimosa, onde até hoje desenvolve um trabalho de inclusão, utilizando a dança como instrumento de modificação social. Inicialmente, surge como Grupo de Dança da Escola Assis Chateaubriand, apenas com o objetivo de resgate e preservação da dança popular. Posteriormente é criado o Balé Deveras, motivado pelo desejo de prover às crianças da escola e da comunidade um lazer sadio, aliado ao compromisso cultural.

 

*Via assessoria