Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) promove VII CineCreed


Ressocialização, cultura, geração de renda extra, solidariedade e entretenimento compõem o sétimo CineCreed – Cineasta Camilo Cavalcante. Realizado pelo Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO), o festival de cinema acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2015, a partir das 18h30, na unidade prisional do Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED), no bairro de Caetés II, em Abreu e Lima/PE. Nesta edição, o homenageado será o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante por sua colaboração dada ao cinema nacional, produção audiovisual e seu apoio ao evento.

Aberto ao público, o evento tem o objetivo de promover ressocialização a partir da cultura, formar público e ser alternativa de difusão para o cinema nacional de curta metragem, além de gerar renda extra ao comércio ambulante circunvizinho à unidade prisional e arrecadar gêneros alimentícios para entidades sociais do município de Abreu e Lima. Quem fizer doação de alimento não perecível, participa de sorteio de brindes.

O festival de cinema apresenta em sua programação três mostras competitivas de curtas metragens Nacionais (Brasil, Nordeste e Pernambuco), mostra não competitiva de curtas, oficinas de vídeo e fotografia, em parceria com a Aurora Filmes, exposição de fotografia, exposição “Croquezeiros Desenham o Barroco de Recife”, da Fundação Artístico Cultural Iberoamericana e participação das atrações culturais, com os grupos Capoeira Herança de Angola, Celebrarte de Pernambuco e Batá Kossô, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, respectivamente.

O VII Cine Creed – Cineasta Camilo Cavalcante, exibirá 27 curtas metragens de 13 estados, através da Mostra Competitiva Brasil, Mostra Competitiva Nordeste e Mostra Competitiva Pernambuco. Em cada uma das mostras, o público votará e definirá o filme a ser premiado. “O CineCreed proporciona aos reeducandos o contato com seus familiares e amigos, através do cinema, entretenimento e cultura. Já para o público em geral, oportunidade de travarem contato com o programa de ressocialização do CREED, proporcionando o conhecimento do ambiente, dos reeducandos e da administração prisional”, frisou o Francisco Pires, coordenador do Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) e produtor executivo do CineCreed .

Serviço:

VII Cine Creed – Cineasta Camilo Cavalcanti

Datas: 27,28 e 29 de novembro de 2015

Horário: 18h30

Local: Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED), bairro de Caetés II, Abreu e Lima/PE.

Classificação: 12 anos

Entrada Gratuita

CineCreed

Desde 2009, o Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) promove o  CineCreed, no pátio externo da unidade prisional Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED), em Abreu e Lima. O projeto tem como objetivo promover a ressocialização a partir da cultura, exibindo curtas.

Homenageado

O cineasta pernambucano, Camilo Cavalcante, é filho de médicos que trabalhavam na saúde pública, constantemente transferidos de posto. Até os 11 anos ele já havia morado em diferentes cidades do interior de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba, antes de se fixar no Recife, sua cidade natal. O impacto da geografia física e humana do sertão ele carrega até hoje, e está impresso em seu primeiro longa, “A história da eternidade”, através das suas cores e emoções. O longa foi vencedor dos principais prêmios, como o de melhor filme e direção, no 6º Paulínia Film Festival.

Atrações Culturais

Capoeira Herança de Angola – 27 de novembro (sexta-feira)

O grupo tem 11 anos de existência e em cada roda de capoeira realizada, apresentam a história, ginga, instrumentos e os passos da Capoeira de Angola. Sua sede fica localizada na comunidade de Cidade Tabajara, em Olinda, tendo como responsável e um dos professores, o capoeirista e mestre Sérgio Senna (Caíca), também desenvolvem oficinas para jovens e adolescentes com o intuito de transformação social e cultural.

Celebrarte de Pernambuco – 28 de novembro (sábado)

Composto por 10 componentes, o grupo tem como proposta divulgar a cultura popular pernambucana e formar produtores. Nascido em 2015, o grupo atua nas comunidades de Jardim Jordão, Jaboatão do Guararapes e adjacências, trabalhando com a dança popular, música, teatro, desenho e poesia.

Batá Kossô  – 29 de novembro (domingo)

O grupo percussivo Batá Kossó surgiu em 2012, em Olinda, com a proposta de difundir a cultura popular pernambucana e tendo a necessidade de aumentar o conhecimento, elevando o cunho artístico social dos jovens e adultos da comunidade  do Varadouro e Santa Tereza. Composto por músicos profissionais atuantes na cena pernambucana e brasileira e pelos moradores da comunidade, o grupo apresenta em seu repertório influências que vem do maracatu de baque virado, samba, coco, ciranda, cavalo- marinho, caboclinho e toques do candomblé, além de oferecer oficinas de percussão o grupo costuma sair pelas ladeiras de Olinda pelo carnaval.

Para agendamento de entrevistas e mais informações:

Assessoria de Imprensa Central: Juliana Braga (81)98650–0507(zap)/99186-3680 e Valéria Silva (81) 98830-3192.

centralpe@centralpe.com.br

centralassessoradeimprensa@gmail.com

www.facebook.com/centralassessoriadeimprensa

Coordenadores do Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) e produtores executivos do CineCreed:

Francisco Pires (81) 99451-7616 (Claro/WhatsApp)/99938-1100 (Tim)

Batista Neto (81) 971174654 (WhatsApp)

Facebook do Evento: https://www.facebook.com/events/1136854136343811/