Mostra movimentos culturais pernambucanos encerra programação do Cine é Proibido Cochilar deste ano

 


Última oportunidade para o público apreciar a sétima arte na Casa do Patrimônio de Olinda. As duas últimas sessões do Cine É Proibido Cochilar estão marcadas para os dias 05 e 19 deste mês, e exibirá filmes sobre movimentos culturais pernambucanos.

Na próxima quinta, os interessados terão a oportunidade de conferir, gratuitamente, a partir das 19h, “Armorialma”, de Sandra Ribeiro e “Ariano: Suassunas”, de Cláudio Brito. A programação deste mês foi construída com o objetivo de criar um contraponto entre o Movimento Armorial e o Movimento Manguebeat.

05 de novembro – Na primeira sessão do mês, os interessados irão conferir Armorialma”, documentário que mostra as origens de nossa cultura, através de depoimentos de artistas como Ariano Suassuna, Antônio Carlos Nóbrega, Raimundo Carrero, Samico e outros. O curta tenta traduzir o espírito e a essência do Movimento Armorial, focalizando a alma e o amor de um povo que não perde seus princípios, suas raízes e suas histórias.

Em seguida será exibido o longa paraibano, “Ariano: Suassunas” que apresenta a mútua influência existente entre o escritor Ariano Suassuna e várias gerações da sua família, a qual se iniciou, no Sertão da Paraíba, no início do século XIX.

19 DE NOVEMBRO – “O Mundo é uma Cabeça” é um dos filmes da última sessão do ano, que enfoca o Manguebeat, movimento musical calcado na mescla de elementos da música internacional, em especial o hip hop, o rap e o punk rock com a música pernambucana de raiz, como o coco, a embolada e o maracatu. O curta narra de uma maneira descontraída como os principais nomes dessa nova cena musical, Chico Science, Fred 04, Otto e Siba forjaram uma nova estética na música popular brasileira. O documentário tem 17 minutos de duração e foi lançado em 2004, com direção de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso.

A programação fecha com “De Malungo pra Malungo”, documentário de 1999 que também retrata a cena Mangue que agitou a cultura pernambucana nos anos 90. O média-metragem é uma realização da Luni Produções, com direção de Alexandre Alencar e tem 38 minutos de duração.

Esta ação é resultado da articulação da Rede de Educação Patrimonial da Casa do Patrimônio de Olinda que através de acordos de cooperação técnica com órgãos e entidades parceiras, busca oferecer novas atividades culturais para população. O Cine É Proibido Cochilar é uma iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MINC) e tem como objetivo integrar a cultura entre os estados do Nordeste tendo como foco a reflexão e o debate entre professores, estudantes, pesquisadores e apreciadores do cinema.


SERVIÇO


Cine é Proibido Cochilar na Casa do Patrimônio de Olinda

05 e 19 de novembro, quintas-feiras, às 19h

Rua do Amparo, número 59, em Olinda

Entrada franca


*Via assessoria