Livro sobre influência religiosa no Golpe Militar será lançado nesta sexta no Museu da Cidade do Recife

 


O livro “O anticomunismo protestante e o alinhamento ao Golpe Militar”, do historiador Paulo Julião da Silva, será lançado nesta sexta-feira (14), no Museu da Cidade do Recife. A obra traz uma análise das razões que levaram os protestantes a discursarem para os fiéis em todo o Brasil contra o comunismo e, consequentemente, apoiar o Golpe Militar de 1964. O lançamento contará com palestra de Paulo Julião, às 19h, com entrada franca. 

Ao estudar as relações entre a religião e a política no País em um período ainda pouco explorado pelos historiadores do protestantismo, Paulo Julião preenche uma lacuna de mais um capítulo da história política e religiosa do Brasil. Além disso, o livro aborda uma problemática atual sobre a participação de religiosos na cena política brasileira, permitindo entender melhor as identidades religiosas no contexto do Brasil contemporâneo.


“Mesmo com o discurso anticomunista não sendo aceito por todos aqueles que faziam parte das igrejas evangélicas no período da ditadura, a perseguição à ideologia marxista foi uma constante por ser considerada ateia, materialista, contra os princípios bíblicos e democráticos. Trabalhamos no sentido de perceber como o discurso religioso e o poder simbólico podem influenciar o comportamento de um grupo ou mesmo de uma sociedade”, explica Paulo Julião.


SOBRE O AUTOR
– Paulo Julião da Silva possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2004), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006) e Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Atualmente cursa o Doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo o seguinte projeto: Protestantes e Católicos na Era Vargas: embates sobre questões religiosas, educacionais e políticas em Pernambuco. É professor de História na Escola Monsenhor Arruda Câmara (SEDUC-PE), da qual está licenciado para cursar o doutorado.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “O anticomunismo protestante e o alinhamento ao Golpe Militar”
Sexta-feira, 14 de agosto
Às 19h
No Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas, área centra do Recife
Com entrada franca

 

*Via assessoria