Museu Murillo La Greca abre o calendário de exposições 2016 com a mostra “Em espera”

 


Exposição tem curadoria de Douglas de Freitas e conta com 22 obras de oito artistas

A partir desta quarta-feira (17), o Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, abre suas portas para apresentar a exposição “Em espera”. Com curadoria do paulistano Douglas de Freitas, a mostra é realizada através do edital Amplificadores, e traz o trabalho de oito artistas distribuído em 22 peças. A abertura acontece às 19h. “Em espera” abre oficialmente o calendário 2016 de exposições de arte do Museu Murillo La Greca, um equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Ela fica aberta ao público até o dia 28 de março.

Os artistas que estarão expondo são: Amanda Melo da Mota (São Lourenço da Mata-PB), Ana Sario (São Paulo-SP), Bruno Faria (Recife-PE), Guilherme Portela (Rio de Janeiro-RJ), Laura Vinci (São Paulo-SP), Marina Weffort (São Paulo-SP), Martinho Patrício (João Pessoa-PB) e Tatiana Blass (São Paulo-SP). A proposta da mostra é promover uma discussão em torno da situação de espera, de “perda“ de tempo, ou ainda de colocar o visitante em uma situação de espectador, aguardando para que algo se revele, ou em alguns trabalhos, falhe e chegue a sua ruína.

A distorção do tempo aparece nos trabalhos de Laura Vinci e Ana Sario. Na escultura de Laura, a distorção na construção de uma ampulheta impede a contagem do tempo, uma nova medida é criada, e se torna impossível marcar o tempo com ela. As pinturas de Ana Sario tratam de lugares não específicos, construídos entre um existir e apagar, com base em imagens e referências atribuídas à paisagem, reconhecíveis, mas que de algum modo, demandam o repertório de imagens do espectador.

É também de uma imagem pulsante, que não se firma por completo que trata o trabalho de Marina Weffort. As obras são três leves tecidos retangulares, que são desfiados, tem sua matéria parcialmente removida pela artista a fim de revelar uma nova e delicada construção geométrica, que se movimenta com o menor movimento de ar do espaço, em um espetáculo silencioso. Já a obra de Guilherme Portela a Geometria se dá pela adição. O artista veda com tinta óleo preta as imagens e textos de livros de história da arte, as imagens passam a ser vistos como layout de diagramação, uma imagem abstrata, que algumas vezes deixa revelar algum dos elementos que antes existia na imagem.

A fotografia de Amanda Melo da Mota, e os objetos de Martinho Patrício apresentam em comum austeridade, vias cerimoniais e solenes. Em Round IV, de Amanda, tanto a artista quanto animal aparecem desarmados, a artista aparece sobre o touro, com os saltos em uma mão, e os chifres do bicho na outra, com se em um pós combate, os dois repousassem em comunhão. Os objetos de Martinho Patrício são formas moldadas e atadas em renda e linho, que remetem a máscaras cerimoniais. Estes objetos, colocados um ao lado do outro, nos encaram como entidades.

Tatiana Blass apresenta um concerto em um teatro vazio. Aos poucos cera derretida é derramada no piano, vai emudecendo até que o pianista fique impossibilitado de tocar e o concerto para definitivamente. O vídeo de Bruno Faria é a compilação dos créditos de 100 filmes eleitos como os melhores da história do cinema segundo o crítico de cinema Roger Ebert. Credito após credito, o vídeo é um fim constante, nunca nenhum filme se inicia.

Douglas de Freitas (SP) – É bacharel em Artes Plásticas, desde 2008 trabalha na curadoria de artes visuais Museu da Cidade de São Paulo, rede de exemplares arquitetônicos tombados pelo patrimônio histórico. Foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste de Artes Visuais, pela exposição Porção, e pelo PROAC artes visuais, com o projeto Fachada 2e1 2014, com intervenções de Débora Bolsoni, Wagner Malta Tavares e Laura Vinci. Foi um dos seis finalistas do prêmio Marcantonio Vilaça na categoria curadoria.

Serviço:

Abertura da Mostra “Em espera”

Quando: quarta-feira, 17 de fevereiro

Horário: às 19 horas

Local: Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife – PE.

Telefone: (81) 3355-3126

Período de exposição: de 18 de fevereiro a 28 de março de 2016

Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h

sábados e domingos, das 13h às 17h

Entrada gratuita

Fotos:

1. Mulher no Touro – Amanda Melo da Mota/Divulgação

2. Figuras Geométricas – Guilherme Portela/Divulgação

3 e 4. Tatiana Blass – Foto: Everton Ballardin / Divulgação

 

*Via assessoria