Diretor Jura Capela lança livro no Recife

 


‘Como Não Fazer um Filme’ esmiúça a experiência de realização do longa-metragem Jardim Atlântico; publicação será apresentada na Livraria Cultura na quinta  (18/6)

Assinado pelo diretor pernambucano Jura Capela, o livro ‘Como Não Fazer um Filme’  (ed. Jura Filmes/Letra Imagem, 160 págs., R$ 20) será lançado nesta quinta (18/6), na Livraria Cultura do Paço Alfândega, às 19h. Narrado em primeira pessoa, relata a experiência de realização do Filme Jardim Atlântico (2012), que alavancou opiniões acaloradas de público e crítica.

Na publicação, incentivada pelo Funcultura, Capela esmiúça os bastidores da criação cinematográfica em uma abordagem quase didática ancorada na experiência. Expõe reflexões sobre a feitura de um filme, desde o argumento inicial, roteiro e escolha de elenco até a composição de equipe de filmagem e a distribuição. Entram em cena tomadas de decisões, conflitos, erros e acertos situados ao longo de cinco anos na vida de um jovem diretor que se lança da concepção à execução do seu primeiro longa-metragem de ficção.

Sobre o diretor

Jura Capela nasceu em Recife em 1976. Integrou grupos artísticos como Canal 03 (fotografia e vídeo) e Telephone Colorido, com o qual co-dirigiu o curta  Resgate Cultural – O Filme (2001), premiado em diversos festivais de cinema. Realizou a exposição Estéreo, na Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 2000). Participou com instalações no 45o e no 47oSalão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife, 2003 e 2011). Colaborou na direção de fotografia de muitos cineastas de sua geração. Em sua filmografia, soma a codireção do média-metragem Schemberguianas (2005), a direção do curta experimental Copo de Leite (2004) e a direção de dois longas-metragens: Paranã-Puca – Onde o Mar se Arrebenta(2010, sobre as artes plásticas em Pernambuco, vencedor do Prêmio Novos Rumos Festival do Rio em 2010) e o musical Filme Jardim Atlântico (2012), produzido e distribuído pela Jura Filmes. Como Não Fazer Um Filme é sua primeira obra literária.

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Como Não Fazer Um Filme’ de Jura Capela

Quando: 18/6 (quinta-feira), às 19h

Local: Livraria Cultura Paço Alfândega (rua Madre de Deus, s/n, Recife Antigo, Recife – PE, CEP 50030-110)

Informações: (81) 2102-4033

 

*Via assessoria