Trade turístico de Fernando de Noronha se reúne com gestores estaduais

 


Depois de percorrer o Sertão e o Agreste de Pernambuco, “Seminário Destino PE” chegou a Fernando de Noronha

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento do Turismo. Hoje (15/6), aconteceu a terceira etapa do “Seminário Destino PE”, em Fernando de Noronha.

O encontro reuniu mais de cem representantes do trade turístico do Arquipélago e contou com a participação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, do presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, do administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Jr., de conselheiros municipais da Ilha, além de técnicos da Seturel e Empetur. “Com a ajuda do trade turístico, estamos colhendo informações valiosas sobre o turismo. Com esse mapeamento, iremos obter um diagnóstico preciso de como está o Turismo no estado”, comenta o secretário Felipe Carreras.

O seminário é voltado para secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo). “A realização do Destino PE no arquipélago é extremamente importante, pois cerca de 90% da economia da ilha depende das atividades turísticas. Saber as necessidades do trade e trabalhar para desenvolver o destino é, sem dúvidas, uma grande iniciativa do Governo”, afirma Reginaldo Valença Jr.

No encontro, os representantes do trade turístico passaram informações sobre a estrutura dos equipamentos turísticos, a organização da cadeia produtiva do turismo, os recursos e atrativos turísticos que existem na Ilha, a demanda de capacitação, como é o trabalho da gestão pública do turismo, além de ações de esportes. “A presença do secretário do Estado aqui em Noronha é um avanço, um grande passo, porque além do Governo perceber as nossas necessidades, temos a oportunidade de reivindicar para que tudo seja resolvido”, informa Antônio Luiz Brussolo, pousadeiro.

“A grande importância desse encontro que o governo realizou em nosso arquipélago é poder ouvir as nossas dificuldades e anseios. Noronha vive do Turismo e a grande expectativa hoje é a capacitação, para que o arquipélago sirva de exemplo para o mundo todo como modelo de turismo, um modelo sustentável, que seja bom para a população e pra quem vem visitar o arquipélago”, destaca Adriana Fernanda Flor, pousadeira e presidente do Conselho de Turismo de Fernando de Noronha. No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise.

A primeira etapa do “Seminário Destino PE” aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. A segunda etapa foi no Agreste pernambucano e reuniu mais de 300 representantes do trade turístico de Gravatá, Pesqueira, Garanhuns e de mais 70 municípios do entorno. A ação seguirá para o Litoral Norte no dia 18 de junho. Até 07 de julho, irá percorrer mais cinco municípios.


*Via assessoria