Quarta-feira é dia de Banda Sinfônica do Recife no Teatro de Santa Isabel



O concerto oficial traz composições de Dvorak e de autores da Bossa Nova

Foto: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR

 

Nesta quara-feira (06), o Teatro de Santa Isabel recebe o 2º Concerto Oficial da Banda Sinfônica da Cidade do Recife. A partir das 20h, o maestro Nenéu Liberalquino vai conduzir a BSCR num passeio musical, que irá dos clássicos da música erudita, passando pela Bossa Nova, e terminando com trilhas do cinema mundial. A entrada é franca e o público retira o seu ingresso a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

O programa começa com o compositor tcheco Antonin Dvorak e uma das peças da série das Danças Eslavas: a Opus 46, nº 8. A música tem arranjo de Robert Longfield, e faz parte de uma série de 16 composições criadas por Dvorak entre os anos de 1878 e 1886. Elas foram inspiradas nas danças húngaras de Johannes Brahms e inicialmente foram escritas para piano.

Em seguida a BSCR resgata o som feito em Pernambuco, mais precisamente do movimento Mangue, e traz para o concerto uma das músicas mais marcantes da carreira da banda Chico Science e Nação Zumbi: “A Praiera”, com arranjos de Clóvis Pereira. Dois grandes nomes da Bossa Nova, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, também estarão nessa apresentação com a música “Só Danço Samba” que tem arranjo de Nilson Lopes.

Tom e Vinícius são a deixa para que a Banda Sinfônica apresente um medley de músicas da bossa nova, de diversos autores. O “Bossas Medley”, como está sendo chamado, será composto por: Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá), Samba de Verão (Marcos Valle – Paulo S. Valle), Batida Diferente (D. Ferreira – M. Einhorn), Influência do Jazz (Carlos Lyra), Canto de Ossanha (B. Powell – V. de Moraes) e Chega de Saudade (Tom Jobim). Os arranjos são de Hudson Nogueira.

E encerrando a programação do concerto, o maestro Nenéu Liberalquino vai conduzir os músicos na execução de algumas peças, que mais agradam ao público que acompanha os concertos da BSCR: as trilhas de cinema. Na noite de 6 de maio, serão executados o tema do filme “Parque dos Dinossauros”, de John Williams, e a “Suíte Sinfônica de Star Trek”, de autoria de Michael Giacchino e Alexander Courage.

Serviço

II Concerto Oficial da Banda Sinfônica da Cidade do Recife

Quando: dia 6 de maio

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.

Entrada Franca.

Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.

Informações: 3355.3324/3322

*VIA ASSESSORIA