A exibição faz parte da Programação da Terceira Semana Atimanicomial, organizada pelo Movimento de Reforma Psiquiátrica em Pernambuco.
Nesta Quinta-feria, 14 de maio, o Cine da Casa apresenta o filme Cortina de Fumaça. Um documentário ousado sobre a política de drogas no Brasil e no mundo. A ideia é abrir o microfone após a exibição para debater a política de combate às drogas baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias. Até que ponto essa abordagem traz como consequência direta a violência e a corrupção?
O documentário Cortina de Fumaça foi escrito, produzido e dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven e aborda a questão das drogas pelo ponto de vista político-social. O Brasil, com especial atenção para o Rio de Janeiro, tem destaque na abordagem.
Além do Brasil, o diretor visitou a Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos para colher material e entrevistas.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Raúl Zaffaroni, Fernando Gabeira, Antonio Escohotado, estão entre as 34 personalidades que deram seus depoimentos neste filme. A discussão se amplia para o campo da saúde, corrupção e violência, temas intimamente ligados ao tabu que ganhou uma nova visão neste início de século, com foco no questionamento do discurso da proibição.
O Filme está dentro da programação da III Semana Antimanicomial “Que fim levaram todas as flores?”
Cortina de Fumaça (Rodrigo Mac Niven – 2010 – 1h34min )
Quinta-feira (14/05) – 20h
A Casa do Cachorro Preto
Rua 13 de maio, 99
Cidade Alta – Olinda – PE
Entrada gratuita
Microfone Aberto
*Via assessoria