Casa do Patrimônio de Olinda promove oficina com participação da sociedade

 


Com a mostra ComeMorar Olinda, a Casa do Patrimônio promoverá nos dias 14 e 15 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 18h, sua oficina de educação patrimonial. A iniciativa busca traçar, junto com a sociedade, as diretrizes para suas ações educativas e construir uma programação anual de atividades compartilhadas com outros agentes.

O encontro será coordenado por uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contará com a presença da sociedade civil organizada, universidades e representantes de instituições públicas e privadas, a fim de construir um plano de trabalho com atividades voltadas para preservação e valorização do patrimônio e da cultura da cidade. Os envolvidos assinarão acordo de Cooperação Técnica em que cada ente assumirá um compromisso com a Casa.

“O Iphan espera que as Casas do Patrimônio sejam articuladoras de ações educativas e de aproximação com as comunidades locais. Exercendo papel determinante na gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. Dessa forma, amplia-se a disseminação de um novo conceito de Patrimônio Cultural, mais próximo das pessoas e de suas referências”, revelou a Coordenadora de Educação Patrimonial, Sônia Florêncio.

E já exercendo o trabalho de parcerias, para complementar as atividades, no dia 15, a partir das 19h, o arquiteto e urbanista Lula Marcondes participará de um bate-papo onde irá compartilhar o processo de criação do livro “Olinda Memórias Fotográficas”.

O livro conta com 105 imagens dos moradores do Sitio Histórico vivendo a cidade do começo do século 20 até 1982. Estas imagens também participam da exposição ComeMorar Olinda, em cartaz na Casa do Patrimônio, até janeiro de 2016.

A Casa do Patrimônio de Olinda é um projeto pedagógico do Iphan-PE que visa ampliar o relacionamento com a sociedade para construção de políticas públicas de patrimônio cultural. Funcionando como um espaço aberto ao diálogo sobre a preservação das riquezas materiais e imateriais da cidade.

Serviço:

Oficina de educação de patrimonial

Dias: 14 e 15/05 das 9h às 12 e das 14 às 18h

Local: Casa do Patrimônio de Olinda

Endereço: Rua do Amparo, 59, Carmo, Olinda-PE

Informações: (81) 3429.2892

*Via assessoria