Aquarius

 


Uma dose de puro prazer no Edifício Aquarius

Aquarius é um mix de poesia com realidade nua e crua. Um filme rodado inteiramente no Recife, terra do Diretor Kleber Mendonça Filho, de O Som ao Redor, e que estampa as feridas da classe média recifense. A história transita entre a década de oitenta e os dias atuais, contextualizando as mudanças urbanas  ocorridas na nossa zona sul, tendo o edifício Oceania, que no filme é batizado de Aquarius, como um resistente protagonista com residência fixa na mais famosa avenida da cidade, a Boa Viagem.


A estrela maior da película pernambucana é nada mais, nada menos, que Sonia Braga, que além do talento natural, transpira humildade, simpatia e consciência política, tudo isso junto socializado durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, no Hotel Transamérica, no Pina. Uma atriz que é ganhadora de Globos de Ouro e Emmys, em sua belíssima carreira internacional. No filme, ela é Clara, uma escritora e jornalista, viúva, mãe, avó, a personificação de uma verdadeira mulher brasileira, forte e guerreira, que não se rende a especulação imobiliária, e resiste até o fim, em não vender seu apartamento, de tantas maravilhosas lembranças familiares, o único do edifício que ainda não foi vendido à construtora que pretende erguer um arranha-céu no lugar. Contexto vivido recentemente com o movimento Ocupa Estelita, que teve o objetivo de barrar a “urbanização” inconsciente de uma área histórica do centro do Recife.

{youtube}VB-5rodvHUc{/youtube}

Kleber Mendonça Filho, que é roteirista e diretor do filme, é um nato leitor de pessoas e de histórias do nosso cotidiano, observado claramente neste seu segundo longa metragem, no qual personagens se entrelaçam na história, e faz com que você se identifique com as situações ilustradas. Isto acontece no cru, sem maquiagem, é você lá na telona. O seu primeiro longa, O Som ao Redor, também estampa esta característica do diretor, mostrando o “eu” das pessoas, exatamente como é, sem enfeites. Tanto é que foi o filme brasileiro indicado pelo Brasil para concorrer à indicação para filme estrangeiro no Oscar em 2014. Aquarius tem o mesmo potencial, até mais, tem o poder comercial e artístico de Sonia Braga, mas na atual conjuntura da política brasileira, este merecimento do filme poderá não ser reconhecido. Está tudo muito nebuloso lá pelas bandas de Brasília. Uma pena!


Aquarius é cult, soft, hard, inteligente, uma obra que traz um prisma político, e que de acordo com o diretor, “cinema e política caminham juntos”. Um filme toma partido, compra uma briga, posiciona-se diante de uma ideologia, e ainda mostra gente como a gente, com poesia e beleza. Ver o Recife com nossa cara e nosso sotaque não tem preço, Kleber Mendonça Filho realiza o sonho do recifense em se ver na telona, e se projetar dentro de uma realidade global, mas que ao mesmo tempo também é nossa.

 

Por Rodrigo Magalhães