Contos de Ifá: Game sobre os orixás será desenvolvido por estudantes em Cachoeira

 


Atividade acontecerá entre os dias 11 de março e 8 de abril, na UFRB

No intuito de desmistificar a mitologia que envolve as religiões de matriz africana e desenvolver habilidades de programação, será realizada mais uma oficina do Contos de Ifá, entre os dias 11 de março e 8 de abril. A atividade ocorrerá em Cachoeira, na Bahia, reunindo cerca de 10 jovens no Laboratório de Jornalismo Impresso da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) para criar uma nova fase do web-game sobre os orixás, que desta vez irá tratar sobre Oxumaré. A iniciativa é promovida pela 3Ecologias, em parceria com o Centro Cultural Coco de Umbigada, e com apoio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Os participantes da oficina são estudantes secundaristas de São Félix e Cachoeira, bem como alunos de Artes Visuais da UFRB, que já vêm participando do projeto Arte-Computação nas Escolas, desenvolvido na região desde abril de 2013, pelo professor da Universidade do Rêconcavo, Jarbas Jácome.

Ao longo dos encontros, os alunos serão orientados por Jácome nos conceitos de programação e aplicarão estes conhecimentos no desenvolvimento do jogo. Além da etapa de programação, os participantes também irão criar ilustrações e elementos sonoros para compor o game.

A plataforma – O Contos de Ifá é uma experiência em novas mídias: um jogo educativo de aventura que possui como temática a mitologia afro-brasileira. A plataforma começou a ser elaborada a partir da sanção da Lei 10.639/03, que incluiu no currículo escolar o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A ideia é oferecer uma ferramenta interativa em que o jogador possa, ao mesmo tempo que se diverte, apreender conhecimento, num processo cognitivo que valoriza a ludicidade e busca a quebra de preconceitos com as religiões afro-brasileiras.

O Contos de Ifá já possui quatro estágios no ar, sobre as histórias de Exu, Odé, Ogun e Obaluaiê. A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2015 sejam lançadas quatro novas fases, repassando às novas gerações as histórias de Ossain, Oxumaré, Nanã e Ibeji. O desenvolvimento do web-game conta ainda com apoio do Ministério da Cultura, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e do Pernambuco Nação Cultural, da .

Para conhecer o jogo e obter mais informações, acesse: http://contosdeifa.com.

Serviço:

Oficinas Contos de Ifá

Quando: De 11 de março a 3 de abril, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. No dias 4, 6, 7, 8 e 9 de abril as atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h

Local: Laboratório de Jornalismo Impresso, CAHL-UFRB, Cachoeira Universidade Federal do Recôncavo Baiano

*Via assessoria