Naked cake de frutas para todas as ocasiões

 


Rústico e com um visual encantador, o naked cake, ou bolo pelado, não é exatamente novidade. Mas só a partir do ano passado foi que ele começou a cair no gosto das brasileiras que procuram uma opção mais saborosa para substituir os tradicionais bolos confeitados com pasta americana. À base de açúcar, a pasta não possui um sabor muito agradável e acaba ficando de lado na hora de cortar o bolo. Foi aí que confeiteiros americanos tiveram a ideia de criar uma sobremesa – com ares de prato principal – e que trouxesse não só beleza estética como também despertasse o paladar. Nascia aí o naked cake. Com sua massa feita de pão de ló e recheio generoso, o bolo pelado foi conquistando espaço e agora está presente em diversas cerimônias, desde festas infantis até casamentos. Para a chef Sofia Mota, entretanto, essa versatilidade deve ser acompanhada de bom senso.


“Por ser um bolo mais informal, ele não deve ser o escolhido para ambientes luxuosos, pois precisa se adequar a decoração”, comenta a especialista, que também é consultora da doceria Sabor de Beijo. Por isso, cerimônias ao ar livre ou em locais mais aconchegantes, como casamentos na praia, no jardim, ou até mesmo batizados, são os cenários perfeitos para contemplar esse estilo de bolo. Para combinar ainda mais com o ambiente, o ideal é escolher a cor do recheio de acordo com a cor tema da festa e decorar o cake com flores naturais e frutas frescas Afinal, todas as camadas do bolo vão aparecer e esse cuidado é essencial para que elas desleixadas. Aliás, essa é a maior dificuldade na hora de preparar o bolo pelado: a montagem.


“Muitas pessoas não tem o costume de montar o naked cake e por isso as camadas não ficam bonitas, parecem que estão desmoronando”, comenta Sofia. Por isso, a dica é não deixar o bolo muito úmido e usar um recheio mais cremoso, como brigadeiro, doce de leite e a famosa ganache. Assim, não corre o risco da massa absorver o recheio e ele ainda cai propositalmente nas laterais, deixando a sobremesa ainda mais apetitosa. Na Sabor de Beijo é possível encontrar a iguaria na versão bolo de rolo com opção de recheios que vai da tradicional goiabada, passando pelo chocolate à ameixa.

*Via assessoria