3º Encontro de Toadas dos Mestres anima foliões no Pátio de São Pedro



Seis nações de Maracatu de Baque Virado mostraram a força da expressão cultural no Carnaval do Recife

A Prefeitura do Recife promoveu na noite desta terça (03), no Pátio de São Pedro, o 3º Encontro Toadas dos Mestres. O espetáculo reuniu seis nações de Maracatu Baque Virado numa sintonia de ritmos, cores e sons. Foram elas: Linda Flor; Baque Forte; Estrela Brilhante de Igarassu, Oxum Mirim, Leão Coroado e Nação de Luanda.

No Pátio de São Pedro, as seis nações de Maracatu Nação uniram suas percussões enquanto os mestres, também juntos, cantavam suas toadas. “Esse encontro é importante para mostra que somos mesmo unidos. Nossa expectativa é participar do Carnaval promovendo a paz entre as nações de maracatu e os foliões”, explicou o mestre Gilmar Santana do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu. O grupo tem 191 anos de história e é considerado o mais antigo do Brasil.

Maracatu Nação – Também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é uma forma de expressão que apresenta um conjunto musical percussivo a um cortejo real, que sai às ruas para desfiles e apresentações durante o carnaval.  No cortejo estão personagens que acompanham a corte real, como o séquito do rei e da rainha do Maracatu Nação e outras figuras, entre elas as baianas, os orixás, e as calungas. Em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu ao Maracatu Nação o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Foto: Rafa Medeiros/PCR

*Via assessoria