Brincadeiras nas férias estimulam o exercício físico entre as crianças



Pais também devem ficar atentos na roupa que os filhos vestem para praticar atividades físicas

Exercício físico, alimentação, jogos e brincadeiras são recursos para a vida diária de uma criança, importante para a formação das suas capacidades físicas e também sociais. As férias são uma ótima oportunidade de começar a introduzir o hábito de uma vida mais saudável através das brincadeiras. Elas não são apenas ótimas formas de desenvolver as habilidades e sociabilidade da criança, mas também a melhor maneira de instigar as crianças a gostarem de fazer atividades físicas e de relacionarem isso ao prazer.

As brincadeiras ajudam também no controle do peso e do apetite. O aumento de peso nas crianças e adolescente é algo presente e preocupante, logo os benefícios que os exercícios e a atividade física promovem são os mesmos pontos positivos que em um adulto: ajudam para um organismo mais forte – em todos os sentidos –, para manutenção da saúde e para o controle do peso. Tudo isso acompanhado de uma orientação médica, é claro.

As atividades têm que ser como brincadeiras para crianças. Os pais devem fornecer apoio e orientação sobre como começar a atividade física. Pergunte a eles se querem ser parte de uma equipe ou fazer uma atividade individual, se inscrever em uma aula ou fazer a sua atividade com um amigo ou membro da família. Futebol, ciclismo, natação, corrida, yoga, parede de escalada e até cavar no jardim ou na praia são ótimos exercícios para melhorar a flexibilidade, força e resistência das crianças.

Elas precisam se sentir motivadas a desfrutar das suas atividades. Manter um registro das atividades pode ajudá-las a traçar seu progresso, enquanto elogios e recompensas para cada pequeno passo alcançado pode ajudar a mantê-los motivados. Além disso, os cuidados com os equipamentos de segurança como capacete, cotoveleiras, joelheiras, tênis e roupas adequadas também merecem atenção. À frente da grife Pratadacasa, Andréa Albuquerque, por exemplo, criou a linha Petit para a turminha kids que é adepta às atividades físicas. “O importante é que além da roupa certa para a criança, ela possa ficar a vontade para fazer os movimentos que as brincadeiras / exercícios exigem, mas com segurança”, diz Andréa.

Principais benefícios das atividades para crianças

  • ·       Crescimento e desenvolvimento saudável
  • ·       Melhor autoestima
  • ·       Ossos, músculos e articulações mais fortes.
  • ·       Melhor postura e equilíbrio
  • ·       Um coração mais forte
  • ·       A faixa de peso saudável
  • ·       Melhor interação social com os amigos
  • ·       Aprender novas habilidades enquanto se diverte
  • ·       Melhor foco e concentração durante as aulas