Descubra os códigos de etiqueta para vestir-se em diferentes tipos de festa

 


Traje esporte, passeio completo, black tie. Pode parecer um mistério identificar os códigos de etiqueta na hora de montar a produção de festa, mas com um pouco de conhecimento e noção de estilo, é possível se vestir adequadamente para os mais diversos eventos e evitar situações constrangedoras. Pensando nisso, Diana Pizzi Janguiê, empresária à frente da Delpizzi, explica as formalidades que se deve respeitar para não fazer feio na hora de escolher o modelito.


De acordo com ela, o traje esporte é o mais comum. “São roupas informais, mas nem por isso menos sofisticadas”, comenta a empresária. “Evite usar vestidos que sejam muito curtos. O ideal é apostar em comprimentos na altura do joelho ou uma combinação elegante de saia lápis e top estruturado”, explica, complementando que nessas ocasiões, que costumam ser batizados, exposições, ou almoços empresariais, também é aconselhável não carregar na maquiagem nem fazer um penteado muito elaborado.

Já o traje esporte fino, também conhecido como passeio, pede uma produção mais formal e urbana, como o famoso “cocktail dress”. Para estes momentos, entretanto, vale apostar em cores claras para o dia e as mais escuras para a noite. Um programa mais badalado, por exemplo, merece uma produção caprichada, como um tubinho preto com salto alto e uma bolsa de menor porte. É o look ideal para conferências, vernissages ou eventos em teatros, porém Diana enfatiza que este traje é bem diferente do passeio completo. É importante, então, não confundir. “Para esse estilo mais pomposo, só devem ser usadas roupas realmente formais, como vestidos em tecidos nobres e sofisticados”, esclarece.


Tecidos como o crepe, a seda e a musselina entram em cena para compor peças discretas, mas com detalhes sutis, seja um bordado, um decote ou uma fenda mais comportada. A ideia nestes casos é combinar sempre com salto alto e bolsas delicadas como a clutch e acessórios delicados. No máximo, brincos e um colar de pérola para o visual não ficar sobrecarregado.

Por fim, para o traje de gala, ou black-tie, é necessária atenção redobrada para não escorregar nos detalhes. “É a hora de usar um look mais dramático, porém que esbanje classe”, determina Diana. Evite combinar a cor do vestido com a do sapato e a da bolsa para não pesar a produção. Invista em acessórios mais finos e capriche nas joias para conferir elegância ao visual. E atenção, embora seja um coringa, fuja do look preto total, pois ele passa a ideia de mistério e distanciamento. A não ser é claro, que odress code exija este tom.

Serviço

Av. Conselheiro Aguiar, nº 2966C

Lojas 1 e 2 | Galeria Villa Real – Boa Viagem, Recife

(81) 3088.1273

 

*Com informações da assessoria