Vidros coloridos: Como escolher o tom ideal para cada ambiente?

 

Desde a antiguidade, o vidro é usado não apenas em construções, como também em elementos decorativos. Formada, basicamente, por uma mistura de areia e calcário, essa matéria-prima tem se tornado cada vez mais comum em casas, apartamentos e escritórios, como uma maneira de renovar o ambiente sem precisar de grandes intervenções. Cada vez mais, a necessidade de conferir sofisticação e profundidade aos espaços preza por peças capazes de cumprir esse objetivo, fazendo com que uma tendência ganhe destaque no universo arquitetônico: o vidro colorido.

Versátil, a peça se encaixa desde a sala de estar até a cozinha, contanto que seja escolhido o tom adequado. “Na sala, por exemplo, a ideia é que o vidro sirva como um divisor de ambientes com a sala de jantar sem trazer uma atmosfera pesada para o lugar. Nesse caso, o ideal é manter o vidro transparente, ou espelhado para conferir um ar de modernidade”, recomenda Bruno Maçães, empresário a frente da Intervidro. Quem quiser algo ainda mais atual, pode investir no revestimento em rodapés e rodatetos para criar a ilusão de um espaço mais amplo.


Já para a cozinha, o vidro transparente do armarinho pode facilmente ser substituído por um bordô, tornando a peça uma mini adega de vinhos instantânea. “Bancadas em estilo americano também podem ser customizadas com vidros em tons de verde fumê, que casam perfeitamente com o aço, a madeira ou a fórmica”, afirma Bruno. Para inovar, experimente abrir espaço para gavetas abaixo da peça e guardar hortaliças ou até mesmo talheres mais finos. Com a leve transparência do vidro, eles já servirão de elemento decorativo, além de deixar a cozinha mais elegante. Tons de verde, aliás, também são uma ótima opção para banheiros, criando uma atmosfera leve e aconchegante, típica de um banho quente. Vale investir nas nuances mais claras, como o verde-piscina ou o verde-alfazema. Já quem prefere um pouco mais de sobriedade, pode apostar em tons fumês de cinza ou azul petróleo. “Eles criam um belo contraste quando contrapostos na alvenaria branca”, completa o empresário.

*Com informações da assessoria