Carnes e vinhos: como harmonizar



Vinhos.. brancos, tintos ou rosés. A maior parte dos amantes do vinho não divide esta nobre bebida em grupos do que é apreciável e do que é desprezível levando em consideração a sua cor. Cada uma delas tem seu lugar individualmente e, também, harmonizando-se com os mais variados tipos de prato, como as carnes, por exemplo.


Leve, com aroma suave e capaz de ser degustado a uma temperatura mais amena, o vinho branco, juntamente com os rosés são os mais apreciados nos períodos e regiões de clima mais quente.  Características como suavidade e frescor fazem deste vinho uma combinação perfeita para o verão. No Brasil, entretanto, o pouco prestígio que esses vinhos têm entre os consumidores é, de certo modo, incompreensível para grande parte dos produtores estrangeiros.


Apesar de ser algo muito particular, a harmonização de vinhos e refeições pode ser feita a partir de uma regra bem genérica. Carnes brancas podem ser harmonizadas com brancos encorpados ou tintos leves. No Café Porteño, pratos do menu com peixes e crustáceos como a tilápia na manteiga de amêndoas com ervas, arroz de brócolis e purê de abóbora ou o pescado ao molho de camarão com purê de batata e arroz podem fazer companhia a um dos brancos da adega. Dentre as carnes, harmonizando-se com vinhos tintos das mais variadas nacionalidades como Chile, Argentina e Portugal, uma sugestão é o medalhão de filé ao molho de mostarda ao roquefort e vinho malbec com empanada de cogumelos e batatas. Ainda no quesito carnes vermelhas, o medalhão ao molho de vinho e creme de queijo maçaricado, batata rústica e arroz verde agora pode ter duas opções de molho, escuro ou da casa.

*Com informações da assessoria