Cultura do Frevo é pauta em projeto arte-educativo com o Mestre Mangaba em escolas públicas do RMR

 

Cada povo tem suas expressões culturais, que, em muitas nações é passada de geração em geração. Como um dos principais estados do Nordeste, Pernambuco também tem o seu: o Frevo, bem imaterial reconhecido pela Unesco, em 2012. Apesar da importância de sua história e da sua tradição para o povo pernambucano, a sua evolução pode ser comprometida com o passar do tempo, uma vez que este ritmo animado acaba concentrado no período de Carnaval e o desconhecimento dos seus passos por muitos.  Ações de salvaguarda propõe manter em evidência e repercutir o conhecimento desse estilo caraterístico ao público através de diversas atividades em iniciativa aprovada e executada agora com o Incentivo do Funcultura.

Com o apoio do Paço do Frevo, a iniciativa projeto prevê a realização de apresentações de aulas-espetáculos e rodas de diálogo (com conteúdo teórico e prático de dança), em escolas da rede pública de ensino na RMR e muitas outras ações específicas. O público será, desta forma, inserido completamente nas peculiaridades desta prática ainda através de palestras/diálogos e informações diversas que vão desde características das vestimentas, passos e adereços convencionais aos frevistas. Mostras de filmes e documentários apresentarão aos estudantes e professoras das unidades escolares a diversidade das formas do Frevo, como ele se desenvolveu ao longo dos anos e formas peculiares de suas práticas, incluindo orientações de como conquistar um espaço no campo das apresentações fora do período carnavalesco.

Além de exibições, visitas guiadas ao Passo do Frevo e discussões com pais, alunos, professos e pessoas da comunidade interessadas em conhecer mais sobre esta expressão cultural, apresentações de grupos complementam a proposta que também envolve canto-coral e conhecimento de músicas de frevo de bloco. Ao final, cada ação em escola contemplará as unidades com material visual didático (fotos e vídeos) para repercutir essa cultura pernambucana no dia a dia dos estudantes através de atividades integradoras próprias unidades.

Já foram contempladas com a iniciativa a Escola Nelson Ferreira e a Escola José de Alencar, respectivamente em Paulista e no CAIC de Peixinhos em Olinda, que contaram com aula-espetáculo do Veio Mangaba (Walmir Chagas), que atua ainda como Mestre de Cerimônia, que se com apresenta juntamente com a Orquestra Raízes Pernambucanas do Maestro Fábio Rodrigues (composta por 12 músicos) e os cantores Ivanildo Silva e Sonnia Aguiar.

*Com informações da assessoria

Foto: Divulgação