Coleção sobre história de Pernambuco será lançada nesta sexta, no Museu da Cidade do Recife


Pernambuco Libertário aborda os principais fatos com linguagem leve e acessível. Abertura terá também exposição e ação interativa


O Museu da Cidade do Recife receberá, nesta sexta-feira (10), às 15h, o lançamento dos três primeiros livros da coleção Pernambuco Libertário. As obras abordam os principais fatos da História do Estado nos séculos 16 e 17, narrando esses assuntos de forma leve, atraindo os leitores. O evento é gratuito.

Escritos sob o ponto de vista dos protagonistas da história, os textos são de autoria do escritor e jornalista Paulo Santos de Oliveira, acompanhados de análises do historiador José Luciano Cerqueira. As publicações têm 19,5 x 21 cm e cerca de 60 páginas.

O primeiro livro, intitulado A guerra velha contra Holanda, traz a passagem dos holandeses pelo Estado, na primeira das suas etapas: a resistência luso-brasileira, de 1630 a 1637. Quem descreve são os portugueses Matias e Duarte de Albuquerque, o napolitano João Vicente Bagnuolo, o polonês Cristovão Arciszewski e do brasileiro Calabar.

A segunda é “No tempo de Maurício”, que trata do governo de João Maurício de Nassau no Recife, mostrando as inovações na política e na arte, fundando a Mauriceia, mas também a forma com que foi o maior traficante de escravos no mundo. Esses fatos são reconstituídos sob a ótica do próprio Nassau, do seu secretário, o judeu Gaspar Dias, do índio Felipe Camarão e do frade cronista Manoel Calado do Salvador.

“A Restauração Pernambucana”, terceiro livro, aborda a guerra de expulsão dos flamengos, travada pelos pernambucanos em nome da pátria portuguesa e da religião católica e movida pelos interesses econômicos e políticos dos senhores de engenhos. A narração é segundo as visões do negociante João Fernandes Vieira, do militar e político André Vidal de Negreiros, do valente soldado Henrique Dias, do general alemão Von Schkoppe e de Ana Paes.

O projeto pretende ajudar na popularização da História pernambucana, através desse material desenvolvido a partir de extensas pesquisas, que servirão para difundir os conhecimentos. O objetivo é tornar personagens como Gervásio Pires, Cruz Cabugá e o Padre Roma, por exemplo, vivas recordações.

A coleção tem produção da Associação Centro Vivo Recife, do Museu da Cidade do Recife e da Associação dos Amigos do Museu, com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil. Mais informações sobre o projeto no site www.pelibertario.com.br.

OUTRAS ATIVIDADES – O evento desta sexta-feira também abrirá uma exposição de fotos dos séculos 16 e 17. O museu, uma das edificações recifenses que contam a sua história, terá ainda a ação interativa “Pernambuco, essa história também é minha”. Através dela, os visitantes poderão compartilhar fotos em lugares históricos do Estado.

Serviço:

Lançamento da coleção Pernambuco Libertário

Sexta-feira, 10, às 15h

Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas

Entrada gratuita

Mais informações no site: www.pelibertario.com.br

*Com informações da assessoria