Breve Cronologia de Tim maia



1942 – Nasce no dia 28 de setembro, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, filho de Altivo Maia e Maria Imaculada Maia, penúltimo de 19 irmãos.

1956 – Forma seu primeiro conjunto musical, Os Tijucanos do Rio, que se apresenta em paróquias da cidade. Mas o grupo não dura muito. No primeiro desentendimento, Sebastião quebra seu violão e fica sem o instrumento.

1957 – Com o novo violão que ganha do pai, funda seu segundo grupo, The Sputniks.

1959 – Embarca para os Estados Unidos, onde toma os primeiros contatos com o soul e o movimento negro. Volta depois de cinco anos, deportado.

1969 – Roberto Carlos grava Não Vou Ficar. O imenso sucesso abre caminho para que Tim Maia realize seus primeiros trabalhos solos, gravando dois compactos.


{youtube}3thQ5w6myUk{/youtube}

1970 – Grava seu primeiro disco, Tim Maia, que emplaca pelo menos quatro grandes hits: Azul da Cor do Mar, Coroné Antonio Bento (de Luis Wanderley e João do Vale), Primavera (de Cassiano) e Eu Amo Você. Depois de um encontro promovido por Nelson Motta, Elis Regina grava These Are the Songs, em dueto com Tim.

1975 – Lança os LPs Tim Maia Racional – volumes 1 e 2, influenciado pela doutrina Cultura Racional, à qual aderiu no começo da década, depois de conhecer seu líder e mentor, Manuel Jacintho Coelho. Muda radicalmente de vida, larga o álcool e as drogas, e passa a ser altamente disciplinado. Como não entra em um acordo com a gravadora, principalmente por conta das letras das músicas, lança os LPs de forma independente pelo seu próprio selo, Seroma (uma abreviação de seu próprio nome, Sebastião Rodrigues Maia, e a palavra “amores” ao contrário). Mais tarde, Tim Maia se decepciona com a Cultura Racional, abandona a seita e retira os discos de circulação. Também em 1975 nasce seu filho, Carmelo Maia.

{youtube}JCKdzOHhzFU{/youtube}

1978 – Com a explosão da disco music, lança Tim Maia Disco Club, que traz um de seus maiores hits, Sossego.

1981Do Leme ao Pontal, originalmente lançado no lado B do compacto Amiga, torna-se outro mega hit de Tim Maia.

1982 – Grava Vale tudo, com Sandra de Sá.

1983 – Lança o LP Descobridor de Sete Mares.

1992 –  Jorge Ben Jor lança W/Brasil, que faz uma homenagem a Tim Maia, referindo-se a ele como o “síndico”.

1998 – Em março de 1998, sente-se mal durante um show no Teatro Municipal de Niterói, com complicações cardiovasculares. Depois de uma semana internado, morreu no dia 15 de março.