Banda Sinfônica do Recife presta homenagem aos 80 anos do CPM

 

Criado em julho de 1930, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), é a instituição responsável pela formação de alguns dos mais bem conceituados músicos do Estado.

 

Criado em julho de 1930, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), é a instituição responsável pela formação de alguns dos mais bem conceituados músicos do Estado.

Para marcar os 80 anos de sua criação, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife dedica ao CPM o seu V Concerto Oficial – Temporada 2010, que acontece às 20h, desta quarta-feira 28 de julho, no Teatro do Parque.A regência é do maestro Nenéu Liberalquino e entrada franca.

Outro homenageado é o músico paraibano Radegundis Feitosa, recentemente falecido. Considerado pela crítica especializada um dos melhores trombonistas do mundo, Radegundis, que era professor da Universidade Federal da Paraíba, lançou em 2001 um álbum dedicado exclusivamente ao instrumento: Concerto brasileiro, gravado com participação da Camerata Brasílica. A Banda Sinfônica dedicará ao trombonista a música Na Glória, de Ary Santos e Raul de Barros. A obra terá solo de trombone de Nilsinho Amarante, integrante da Banda.

Um dos pontos altos do concerto é a participação do músico Isaac Duarte, que executará solo de oboé no Concerto in eb for oboe and wind ensemble, de Vincenzo Bellini, e nas Variações sobre um tema de Glinka, de Rimsky-Korsakov.
 
Nascido em Olinda, Isaac Duarte foi membro da Orquestra Sinfônica do Recife e da Orquestra AML de Lucerna (Suíça) e desde 1990 é co-solista de primeiro oboé e corne inglês da Orquestra da Tonhalle de Zurique, também na Suíça. Premiado em vários concursos internacionais, o músico gravou, com a British Chamber Orchestra/C. Meister, concertos para oboé e orquestra de Mozart, Haydn e Fiala e também um CD de música erudita brasileira para oboé e piano com a pianista Mônica Kato Duarte, com quem forma o Duoarte.
 
As outras obras do repertório do concerto são: Abertura para sopros (Felix Mendelssohn), Medley de Henry Mancini (composto por The pink panther, Moon river e Baby elephant walk) e Salute american jazz (medley de vários autores).
 
Serviço:
V Concerto Oficial da Banda Sinfônica Cidade do Recife – Temporada 2010
Quando: 28 de julho (quarta-feira)
Onde: Teatro do Parque
Horário: 20h
Entrada gratuita

 

Com Informações da Assessoria