CINE JANGADA: UM JEITO NORDESTINO DE VER CINEMA

 

Cidades do litoral pernambucano receberá o Cine Jangada, eventos de exibição de filmes em velas de embarcações. A programação terá início na praia de Pontas de Pedra, em Goiana, no dia 19 de outubro.

A tela é a vela de uma jangada, o teto é o céu estrelado e o piso é a areia da praia. Este é o cenário do CINE JANGADA que chega pela primeira vez ao estado de Pernambuco. A programação inicia na praia de Pontas de Pedra, em Goiana, no sábado (19/10), às 19h. O local escolhido é na beira-mar próximo ao Calçadão e ao Espaço Ciência.

Os municípios de Itamaracá, Recife e Ipojuca também receberão o Cine Jangada durante os meses de outubro e novembro. O idealizador e curador do projeto, Hermano Figueiredo explica: “Vamos exibir um painel da produção nordestina de curtas metragens. Foram selecionados animações, documentários e filmes de ficção de diversos estados da região nordeste, revelando uma diversidade de temáticas, gêneros, estilos e sotaques”.

Hermano exibiu filmes em vela de embarcações pela primeira vez em 1988 no Rio Grande do Norte. Anos depois desenvolveu eventos similares no Ceará e em Alagoas. O projeto Acenda Uma Vela, que idealizou e teve inicio em 2006, é realizado anualmente no litoral alagoano pela organização cultural Ideário.

Sobre os filmes, o curador revela: “O que está em evidência é o olhar dos realizadores e suas leituras de mundo que ganham cada vez maior destaque no conjunto da produção audiovisual brasileira”.

Serão exibidos filmes de realizadores locais como o ZE MATEU, do diretores Vilmar Gomes e André Pina e CÍCERO, da diretora Élida Belarmino. Os curtas são frutos de uma oficina em Cinema Documentário, oferecido pelo Núcleo de produção Engenho Digital- NPED de Goiana.

Também serão exibidas obras produzidas pelo Cine Jangada. “Vamos exibir um curta que apresenta o protagonismo feminino na Colônia de Pescadores Z3, sediada em Pontas de Pedra e que representa pescadores e pescadoras de todo litoral de Goiana”, adianta Hermano.


O CINE JANGADA chega em Pernambuco numa realização da Associação Satélite, em parceria com a Manguaba Produções, com o Incentivo do Funcultura, Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco. Conta também com o apoio local da Prefeitura Municipal de Goiana, do Cineclube IAPOI, da Colônia de Pescadores Z3.

*Com informações da assessoria