Projeto “Cordas brasileiras” com João Bosco, Tetê Espíndola e Turíbio Santos no Centro Cultural Correios Recife


O projeto “Cordas brasileiras” chega ao Recife para três noites de shows com grandes artistas nacionais. Em comum, eles ostentam um título: são mestres na arte de tocar seus instrumentos de cordas. Tetê Espíndola (dia 10 de outubro), João Bosco (dia 11) e Turíbio Santos (dia 13) apresentam no Centro Cultural Correios Recife, sempre às 19h, repertório que traz importantes canções do cenário musical brasileiro registradas nas vozes e na atuação virtuosa desses consagrados instrumentistas. 

Recife é a terceira cidade a receber o projeto – em 2012, Rio de Janeiro e Brasília foram as paradas iniciais. A entrada para o “Cordas brasileiras” é gratuita; os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.

 

Dia 10 de outubro: Tetê Espíndola, voz e craviola
Cantora, compositora e instrumentista, Tetê é lembrada pela multiplicidade, com sua voz absolutamente rara de timbre ímpar e extensão incomum. Ganhou inúmeros prêmios por parte da crítica com um trabalho voltado para a experimentação e recriação do universo ecológico brasileiro. É a única mulher brasileira que toca craviola, instrumento de doze cordas. No repertório deste show cantará músicas que marcaram sua trajetória, como “Índia” (Manoel Ortiz Guerrero/J. Assuncion Flores), “Sertaneja” (Rene Bitencurt) e seu maior sucesso, “Escrito nas estrelas” (Arnaldo Black e Carlos Rennó).


Dia 11 de outubro: João Bosco, voz e violão 
São 40 anos de carreira desse grande virtuoso desde o início orientada por um imperativo estritamente artístico, passando ao largo de oportunismos, modismos e afins. João Bosco é uma verdadeira escola brasileira de violão, como muitos o definem. Seu compromisso com a canção popular é marcado pela firmeza de uma obra que atravessa as décadas, preocupando-se fundamentalmente com o próprio fazer da canção: melodia, ritmo, harmonia, letra, canto. A ética musical desse mineiro sempre teve uma única lei, parágrafo único: a invenção. Para a sua apresentação solo, o artista apresenta canções representativas de seu trabalho, como “Memória da pele”, “Desenho de giz” e “Papel marché”.



Dia 13 de outubro: Turíbio Santos, violão 
Um dos maiores nomes do violão erudito brasileiro, com 65 discos gravados, é considerado um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Desenvolveu uma carreira de sucesso também no universo popular. Percorreu o mundo inteiro; já dividiu o palco com grandes celebridades como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre National de L’Opéra de Monte-Carlo e Orquestra Sinfônica Brasileira. Fundou em 1985 a Orquestra Brasileira de Violões – é também, desde então, diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Turíbio Santos foi condecorado como Chevalier de la Legion D’Honneur pelo Governo Francês em 1985 e, pelo Governo Brasileiro, como Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul em 1989. 

SERVIÇO:
Projeto Cordas Brasileiras
Centro Cultural Correios Recife – Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do  Recife
Dia 10/10 (quinta), às 19h: show com Tetê Espíndola
Dia 11/10 (sexta), às 19h: show com João Bosco
Dia 13/10 (domingo), às 19h: show com Turíbio Santos

Capacidade: 200 pessoas
Entrada gratuita. Senhas serão distribuídas uma hora antes de cada espetáculo
Classificação livre
Informações: (81) 3224-5739

*Com informações da assessoria