Caixa Cultural aprova 1º Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo


1º Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo já tem seus dias contatos para sair do papel. Aprovada na Seleção Pública de Projetos Cultural para 2014, da Caixa Cultural, o projeto exibirá uma seleção de longas-metragens realizados em Cuba nos últimos dez anos, além de um panorama de curtas que se destacaram nas últimas edições da Mostra de Jovens Realizadores de Cuba, evento que ocorre anualmente em Havana.

Como atividade paralela às sessões de cinema, serão realizadas duas oficinas de formação ministradas por Susana Barriga e Patrícia Ramos, ambas professoras da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños. Os realizadores Ernesto Pérez Zambrano, Vanessa Portieles e Pedro Luis González também estarão presentes para apresentar seus filmes e conversar com o público.

O projeto prevê ainda, um encerramento em homenagem a Tomás Gutiérrez Alea, o conhecido Titón, ícone desta cinematografia e um dos nomes de referência do Novo Cinema Latino-Americano. Na mostra, serão apresentados dois de seus filmes mais importantes: Morango e Chocolate (1993) e Memórias do Subdesenvolvimento (1968). A apresentação de seus filmes e um bate papo com o público sobre o cinema cubano ficará a cargo da representante da cinemateca de Cuba, Sara Vega Miche.

A proposta é criar um espaço para o cinema cubano contemporâneo no Recife, a partir de uma seleção de filmes cubanos que expressam a sociedade cubana atual, suas raízes culturais, políticas e religiões.

O projeto é uma parceria da Ventana Filmes com o produtor cultural Renato Galamba, que está de volta à cidade depois de morar 7 anos na Ilha.