A Prefeitura do Recife inaugura nesta sexta-feira (10) a Central do Carnaval, localizada no Armazém 12 (Marco Zero), às 18h. O espaço agrega diversos serviços para os foliões e vai funcionar no período de 10 a 21 de fevereiro.
A inauguração contará com a presença do secretário de Turismo do Recife, André Campos, e terá show aberto ao público da Orquestra 100% Mulher. Toda a área será ambientada em sintonia com a decoração dos polos multiculturais, cujo projeto cenográfico é assinado pela Carlos Augusto Lira Arquitetos, realçando detalhes da vida e obra dos homenageados do Carnaval, Alceu Valença e José Cláudio.
Na semana pré-carnavalesca (de 10 a 16/02), a Central vai funcionar das 16h às 22h, e durante o Carnaval (17 a 21), das 16h à meia-noite. No local, o folião encontra os serviços de achados e perdidos, informações turísticas, fraldário, maquiagem, customização de roupas, caixas eletrônicos, adereços e fantasias, arena gastronômica, recreação infantil, venda de CDs e DVDs, penteados, tatuagens de henna, distribuição de preservativos, coleta seletiva, atendimento à imprensa e delegacia interativa. “Neste ano, equipamento oferecerá 16 serviços de utilidade pública”, completa o secretário André Campos,
Serviços:
01. Informações Turísticas: Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, além da programação do Carnaval 2012.
02. Achados e Perdidos: Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o carnaval.
03. “Cuide-se”, não brinque sem camisinha: Estande reservado para a campanha de DST/AIDS.
04. Prodarte: Local onde artesãos cadastrados no programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comercializam fantasias e adereços.
05. Espaço de lazer Infantil: Espaço dedicado as crianças, com brinquedos infantis.
06. Fraldário: Com artigos de higiene e fraldas para bebês.
07. Loja da Grife do Carnaval: No local, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do Carnaval Multicultural do Recife, estampada em variadas peças.
08. Venda de CD’s e DVD’s: É um estande de comercialização de CDs da cena pernambucana.
09. Foto na Hora: É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval.
10. Estande de Beleza: Espaço para produções de maquiagens, penteados afros e tatuagens.
11. Customização: Espaço para a produção de fantasias e adereços.
12. Arena Gastronômica: Em parceria com a Abrasel, bares e restaurantes tradicionais do Recife irão repor as energias dos foliões.
13. Atendimento às mulheres: A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina
14. Orientação jurídica: durante o período do carnaval, a SDHSC oferecerá o serviço de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, preenchimento e emissão do Boletim de Ocorrência através do sistema da Delegacia pela Internet destinados aos casos de roubo, furto e extravio de documentos e bens que não excedam o valor de 40 salários mínimos.
15. Coleta Seletiva: Uma equipe atuará em uma das salas da Central do Carnaval, no Marco Zero. Lá, os agentes ambientais disponibilizarão panfletos, cartilhas e orientações para ensinar a separação correta dos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro).
16. Atendimento à imprensa: Este serviço terá acesso restrito aos profissionais que trabalharão na cobertura do evento. Serão disponibilizadas sala com computadores e áreas para produção de reportagens para TV, rádio e internet.