Descubra como anda sua postura no computador


Em nosso cotidiano geralmente não percebemos a maneira postural em que estamos trabalhando. Pelo ritmo muitas vezes agitado é comum nos transformamos em máquinas automáticas desempenhando nossas funções com posturas erradas.

Ao longo do tempo nos damos conta que o corpo vai se tornando ainda mais sobrecarregado, condição propícia para a insônia e o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas.

O fato de trabalharmos conscientes da nossa postura, além de não nos custar nada, garante mais tranqüilidade, disposição e melhora nosso nível de atenção. Assim, os órgãos internos trabalham bem, pois não ficam pressionados por uma acomodação inadequada das vértebras. Com postura correta, temos mais agilidade e respiramos melhor garantindo mais produtividade.

Nesses ambientes a prática de atividades físicas, também é fator importante. Afinal, além de melhorar nossa mobilidade articular, faz com que nossa mente fique condicionada a observar o corpo e assim ter consciência corporal também durante o dia.

Por isso indico o treinamento de força, popularmente conhecido de musculação, pois o mesmo proporcionará ao corpo músculos mais fortalecidos e mais alongados. Sugiro o alongamento antes e após o treino para sua flexibilidade melhorar.

Se a sua empresa dispõe de ginástica laboral, é bom você participar da mesma. Alongue-se antes de começar e ao final do expediente. Outro alongamento indispensável é no retorno do horário de almoço.

Veja a ilustração:

Devemos preservar a estabilidade do tronco enquanto sentados, caso contrário tencionaremos os músculos e as articulações excessivamente. Se possível, mantenha o abdômen levemente contraído. Assim você o fortalecerá e facilitará na manutenção da postura ereta.

Abaixo segue um pequeno teste para você avaliar se sua postura no computador está correta:

A cada número, veja se durante o dia, você se identifica mais com a situação 1, 2, SIM ou NÃO.

1)

 

2)      SIM         ou          NÃO


3) Pratica atividade física?   SIM ou NÃO

4) 

5)

RESULTADOS:

# Se você disse “SIM” para as questões “2” e “3” e nas demais imagens se identificou mais com a imagem “2”, PARABÉNS! Suas articulações e coluna têm grande chance de serem saudáveis e terem vida útil bastante longa, como você respira melhor enquanto está no computador, tenderá a ter um nível de concentração maior.

Esteticamente falando, se você adotar o tempo todo essa postura, será fisicamente mais elegante, fato que transmitirá segurança para seus colegas de trabalho e amigos. Surgirão muitos outros benefícios metabólicos e estruturais, trazidos pelos bons hábitos posturais aliados a prática de atividade física.

# Se você disse “NÃO” para qualquer uma das questões e se identificou com pelo menos uma imagem “1”, SINTO MUITO! pois você não está utilizando a postura correta no computador. Afirmo isso, pois cada imagem “1” trás algum tipo de problema postural ou conseqüências ruins para o nosso corpo, como dores lombares e cervicais, tensões, L.E.R.(Lesão por Esforço Repetitivo), D.O.R.T.(Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho), Hérnia de disco, bem como outras doenças articulares. Esteticamente falando, com a ausência de atividade física e má postura o abdômen tende a ficar cada vez mais protuso (projetado à frente), os ombros com Rotação interna, fato que transmite desmotivação e desleixo. Mas não desanime, pois nunca é tarde para adotar bons hábitos posturais e um estilo de vida saudável.

 


Envie suas dúvidas e sugestões para joanabarrospersonal@gmail.com . Siga no twitter: @Joana_Barros

Outros artigos:
Corra certo!

Plataforma vibratória funciona mesmo?