Higino América um conceituado cabelereiro pernambucano

 

 

 

Se  para muitos o cachorro é o melhor amigo do homem, podemos dizer certamente que o da mulher é o cabeleireiro.  Ele é o profissional que cuida da beleza e vitalidade dos cabelos de seus clientes, sejam eles homens ou mulheres. Por meio de escovas, aplicação de cremes, químicas, tinturas (caso se deseje mudar a coloração) e da tesoura, para mantê-los sempre no tamanho e estética ideal, buscando o melhor resultado para agradar aqueles que o procuram. 
 

 

 

 

Se  para muitos o cachorro é o melhor amigo do homem, podemos dizer certamente que o da mulher é o cabeleireiro.  Ele é o profissional que cuida da beleza e vitalidade dos cabelos de seus clientes, sejam eles homens ou mulheres. Por meio de escovas, aplicação de cremes, químicas, tinturas (caso se deseje mudar a coloração) e da tesoura, para mantê-los sempre no tamanho e estética ideal, buscando o melhor resultado para agradar aqueles que o procuram. 
 

 E como estão chegando às festividades, resolvemos apresentar um profissional qualificado para cuidar de seus cabelos e deixar você, querido leitor, arrasando para a entrada do ano novo.  Higino Américo é um conceituado cabeleireiro pernambucano que já atua na profissão há mais de 27 anos e é um nome reconhecido no Norte/Nordeste do país. Apenas para relembrar, ele participou durante dois anos, do quadro “Beleza Pernambucana – Transformação”, no extinto Programa Pedro Paulo, Rede Tribuna e é figura sempre presente no programa Bem Viver, exibido na TV Clube. Além disso, fez parte da equipe do cabeleireiro Edson Freitas, que durante cinco anos comandou o quadro “Transformação”, do “Planeta Xuxa”,  onde viajou por todo Brasil e hoje faz parte da equipe técnica do norte/nordeste Hair Fly onde viaja por toda a região com o objetivo de qualificar novos profissionais e apresentar seus produtos.

Revista Click Rec: Você fez cursos de especialização? Qual a importância desses cursos?

Higino Américo: Sim, o mercado exige especialização profissional para quem quer ser reconhecido e se manter estabelecido na profissão. Além disso, digo que sou um profissional quase completo, porém não satisfeito, porque sempre estou procurando algo para completar e qualificar o que faço.


RCR – Como é a rotina de um cabeleireiro?
H.A- A minha é super corrida. Por fazer parte do grupo nordeste da Hair Fly viajo por toda região para ministrar cursos. Quando estou no Recife chego ao salão às 9h e às vezes saio às 21h. Nesse período trabalho cortando, colorindo, mechando e muitas vezes ainda sou “psicólogo” das clientes.

Revista Click Rec – Quais os artistas você já atendeu em seu salão?
H.A – Várias celebridades como o Rei Reginaldo Rossi, a Alcione, os gêmeos Gustavo e Flávio, entre outros. Já descolori o cabelo do cantor Belo, além de trabalhar com o Edson Freitas, que era o cabeleireiro do Planeta Xuxa.

RCR – Quais são os serviços mais procurados no seu salão?
H.A – Corte, mega hair, coloração, mechas e reconstruções capilares. Temos que estar ligados em todas as novidades, senão já sabem não é?

RCR – Quais as principais características de um bom profissional dessa área?

H.A – Saber conversar com o cliente, dar um bom diagnóstico sobre seu cabelo, buscar realmente entender o que ele deseja, e ser honesto ao oferecer os serviços que existem no salão.


RCR – Qual a formação necessária para ser um cabeleireiro?
H.A – A profissão de cabeleireiro é um caso típico onde o exercício e a prática, acabam formando o profissional, da mesma forma que em outras profissões da área estética, como maquiador e manicure. Apesar disso, é importante ressaltar que o cabeleireiro deve sempre se atualizar em cursos (workshops de beleza), pois grande parte dos salões só permite a admissão de cabeleireiros que tenham um curso profissionalizante na área. Os cursos duram em média um ano, e dão noções técnicas das principais funções como corte, coloração, alisamento, relaxamento, entre outros.

 RCR – Que tipo de curso a Hair Fly oferece?
H.A – Há os cursos de atualização e aperfeiçoamento do profissional, muito importantes para aquele que deseja se destacar entre os demais, atraindo uma maior clientela. Os cursos oferecidos são:
•   Cursos de alisamento e relaxamento, com duração média de 3 horas/aula;
•   Cursos de aplicação de “mega hair”, que consiste no alongamento dos fios, que deixam os cabelos mais compridos, com duração de 1 aula;
•   Escova progressiva e definitiva, também com duração de 1 aula;
•   Tratamento capilar, com recuperação de fios opacos e quebradiços, com média de 3 aulas;
•   Curso completo de escova, ministrado num total de 10 aulas;
•   Curso intensivo de corte e escova, em 12 aulas;
•   Coloração, mechas e descoloração, com uma média de 10 aulas.
Assim, o profissional pode se tornar mais capacitado para as mais variadas exigências dos clientes. As feiras de beleza (Beauty Fairs) também são ótimas opções para se inteirar das novidades cosméticas, com relação a novos produtos e técnicas de escova, alisamento e coloração. Este é o diferencial que vai chamar atenção daqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

 RCR – Como é lidar com a beleza, hoje tão valorizada pela sociedade?
H.A – É muito gratificante ver seu cliente feliz se sentindo lindo, confiante, exigente, especial e ousado. É bom a gente saber que há nossa participação nisso e ter reconhecimento no mercado de um modo geral.

RCR – Quais dicas você daria para os iniciantes da sua área?
H.A – Faça sempre reciclagens. Não há ninguém no mundo, principalmente no segmento da beleza, que possa afirmar que já sabe de tudo. Seja humilde, faça as coisas com amor e determinação que você chega lá…

 
 
 
Saiba o passo a passo diário deste profissional:

Corte de cabelo;
Coloração;
Alisamento, para quem quer deixar seus cabelos crespos e ondulados como lisos;
Permanente, para obter o caminho inverso, conseguindo tornar cabelos lisos em ondulados;
Hidratação, por meio de cremes específicos e de “touca térmica”, conhecida entre os cabeleireiros;
Escova, para modelar os cabelos da maneira que o cliente deseja;
Luzes, mechas e reflexos, para iluminar o rosto do cliente;
Enxágüe dos cabelos após o corte ou tintura.

 

 

 

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:
tweet