Mapeamento de Pernambuco

Mapeamento dos Centros Religiosos de Matriz Africana, Afrobrasileira e Indígena da Mata Norte do Estado de Pernambuco

Mapeamento dos Centros Religiosos de Matriz Africana, Afrobrasileira e Indígena da Mata Norte do Estado de Pernambuco

O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), em parceria com a Prefeitura do Município de Itambé, Mata Norte de Pernambuco, vai realizar o mapeamento dos Terreiros de Candomblé, Umbanda e Jurema, além dos demais espaços sagrados e centros espíritas localizados na cidade, entre os dias 09 e 13 de agosto.

O Babalorixá Josemar Lima de Oliveira, denominado dentro da sua religião (Quibanda com Nagô) de Pai Josemar de Iemanjá, comemora a ação do CEPIR dentro de seu Município: “essa política do CEPIR vai mostrar que a Religião de Matriz Africana é forte em nosso Estado, em nosso Município”. Apesar de Pai Josemar conhecer mais de 20 terreiros em atividade em Itambé, além de sua casa religiosa, Centro Espírita Caboclo Ubirajara, ele lamenta que a cultura e o preconceito do interior ainda sejam muito videntes, “no interior, a religião não é vista como uma religião igual a qualquer outra”, e concluí que “a ação do CEPIR vai mostrar o povo do santo. Vai mostrar a valorização do povo do terreiro.”.

O Secretário Executivo do CEPIR, Jorge Arruda, informa que estarão sendo catalogados também os demais Municípios vizinhos, totalizando 20 Municípios, até o final do ano, por determinação do Governador Eduardo Campos.

O Mapeamento das casas, Centros Espíritas, Umbanda e Candomblé,  faz parte da política de promoção da igualdade racial e do fortalecimento às políticas de enfrentamento ao racismo determinada pelo Governador Eduardo Campos, desde o ano 2007, dentro do Programa Pacto Pela Vida, na prevenção, cuidado e implementação das políticas afirmativas.

Além do recorte cultural, o CEPIR e a equipe de Babalorixás, sacerdotisas e sarcerdotes e Yalorixás, farão visitas a todas as Casas dessas Matrizes Sagradas. Esse Mapeamento também está inserido dentro da Campanha: Terreiros de Pernambuco: Do Cais Ao Sertão, Declarem Sua Fé – Censo 2010 –IBGE.