José Saramago

O texto literário é um objeto que deve ser visualizado como obra de arte, uma vez que é em seu corpus que o escritor consegue traduzir em linguagem os sentimentos e as experiências por ele vivenciadas.

O texto literário é um objeto que deve ser visualizado como obra de arte, uma vez que é em seu corpus que o escritor consegue traduzir em linguagem os sentimentos e as experiências por ele vivenciadas.

É,nesse contexto, que a obra literária deve ser analisada, tomando-se como ponto de partida não só as estruturas que abrigam o conteúdo e que com ele dialogam, mas também os valores que texto carrega em si mesmo, uma vez que os valores portados pelo autor também entram em cena no processo de construção da obra.Com base em tais reflexões e lamentando a perda do escritor José Saramago que a Revista Click REC apresenta nesta edição uma pequena explanação acerca   de alguma obras  desse autor que dotado de uma personalidade um tanto polêmica e único ganhador em língua portuguesa de um prêmio Nobel de Literatura, procurou imprimir em seus textos a partir de um estilo muito particular as críticas a certos valores cultivados pela sociedade contemporânea.

O estilo de Saramago é marcado pela construção de alegorias, ou seja, utiliza-se de certas imagens para  tecer sua narrativa. Seus textos se estruturam, conforme atesta  o próprio autor aos moldes de uma narrativa oral, o que fica demonstrado pelo fato de construir parágrafos enormes que chegam muitas vezes a atingir duas página, também é notório em seus textos a ausência de sinais marcadores de diálogo. Ainda dentro de sua perspectiva estilística, pode ser colocado o fato de que em suas obras personagens históricos são postos lado a lado com personagens criados pelo escritor. A partir de Ensaio sobre  a Cegueira, Saramago quebra de vez com os limites espaço-temporais, demonstrando, desse modo, que tais história poderiam transcorrer em qualquer tempo e em qualquer lugar.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo-publicado em 1991,assim como as demais obras do escritor e conforme sugere o próprio título, é um livro de caráter polêmico.Apos ter esse livro proibido pelo governo português de representar o país em um concurso internacional de literatura, José Saramago decide, então, deixar o país e passa a viver em Lazarote, nas Ilhas Canária. Neste livro o autor humaniza a figura de Jesus Cristo, a narrativa termina com a morte do messias que não a supera, como o faz na história tradicional.

Ensaio sobre cegueira- publicado pela primeira vez em 1995, trouxe para José Saramago o Prêmio Nobel de Literatura, o único até hoje conquistado por uma escritor em língua portuguesa.No livro utilizando como alegoria uma cegueira branca que acometeu todos os habitantes de uma cidade com exceção da mulher do médico, o escritor procura fazer uma crítica aos valores sociais, mostrando-os frágeis,isto é, que sejam morais ou materiais, tais valores são meras atribuições humanas.

Caim- publicado em 2009,este último livro de Saramago também esboça uma crítica aos valores religiosos.Acusado por alguns críticos de ser um livro um tanto panfletário, reconta episódios do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com Deus e parte numa jornada que o levará do Jardim do Édem aos mais recônditos confins da criação.


 

Por Natalia Alves – Colaboradora da Revista Click Rec